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Alô Defensoria: projeto de atendimento telefônico centralizado inicia em novembro

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Alô Defensoria - Foto: Divulgação
Por Nicole Carvalho - ASCOM DPE/RS

Porto Alegre (RS) - Visando a aumentar o acesso à justiça dos cidadãos gaúchos, em novembro, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) iniciará a implantação do projeto de centralização do atendimento telefônico, começando com o telefone da Unidade Central de Atendimento e Ajuizamento (UCAA). A partir da análise dos benefícios e dificuldades identificados nesta etapa, será realizada a implantação gradual para as demais unidades de Porto Alegre e do Interior. O horário de funcionamento do Alô Defensoria será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem interrupção no horário de almoço, com previsão de início para 18 de novembro.

Objetivos

Entre os principais objetivos do projeto estão a padronização do atendimento, respondendo às solicitações de uma mesma forma por meio de roteiro pré-elaborado e a realização do correto encaminhamento do assistido, evitando que se percorra mais de um local para ser atendido. Além disso, o Alô Defensoria vai evitar que pessoas compareçam à DPE/RS para obter uma simples informação. Com esta ação, o serviço presencial tende a melhorar, devido à otimização do atendimento.

Primeira fase

Nesta fase do projeto Alô Defensoria serão prestadas informações quanto aos locais, endereços e horários de atendimento e a lista mínima de documentos para serem levados para o atendimento presencial. Na sequência, o Alô Defensoria também triará as causas que não fazem parte das atribuições institucionais, encaminhando-as, conforme o caso, ao órgão ou instituição competente e dará informações sobre o andamento de processos judiciais, mediante consulta ao Portal da Defensoria, bem como ao site do TJ/RS, desde que não sejam assuntos que corram em segredo de justiça, como, por exemplo, ações de família.Na fase introdutória, o telefone da UCAA será desviado para esta central e, à medida que o projeto for se desenvolvendo, absorverá novos telefones de outras localidades de Porto Alegre até que se concretize com a expansão para todo o Estado, atingindo a sua maturidade para novos desafios.A partir de 2020, a DPE/RS fornecerá atendimento gratuito por meio do número 129, sendo assim mais uma forma de viabilizar o acesso à justiça aos assistidos.

Planejamento estratégico

O projeto é vinculado ao objetivo estratégico “Melhorar o acesso, a qualidade e a agilidade dos serviços prestados pela DPE/RS” e se assemelha a iniciativas já implantadas em diversas outras Defensorias Públicas do país. O Alô Defensoria não funcionará durante o recesso forense (de 20 de dezembro a 7 de janeiro), que seguirá contando com plantão de atendimento telefônico específico e especializado a ser divulgado em breve.

Para informações, o telefone da central telefônica é: (51) 3225.0777.

Texto: Nicole Carvalho – Ascom DPE/RS

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