Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Aplicativo
RSS
A A A

Aplicativo

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPERS) lançou oficialmente, em 2 de setembro, o seu aplicativo móvel gratuito. A novidade é pioneira entre as Instituições do País e será mais um instrumento de acesso à orientação jurídica e promoção dos direitos humanos da população vulnerável. A iniciativa partiu da necessidade de se adequar aos novos meios digitais que estão presentes na atualidade e criar um novo mecanismo para as pessoas conheceram os serviços da Instituição e saberem de forma prática e rápida como procurar ajuda.

Instale o aplicativo:

google play

 

É necessário levar ao conhecimento da população do Estado, por meio de diferentes canais e atividades de comunicação, as atribuições e esferas de atuação da Defensoria Pública, objetivando ampliar a atuação da instituição junto à parcela da população que desconhece seus direitos e as formas de acesso à justiça. O acesso aos celulares, hoje em dia, é um instrumento de fácil comunicação e viável para muitas famílias mesmo de baixa renda. Ainda, atualmente, o acesso à internet por plano de dados ou via wi-fi está cada vez mais democrático e de fácil acesso a cidadãos de todas as classes sociais.

Por meio de pesquisas, constatou-se a viabilidade e o uso de celulares e smartphones pelo público-alvo da Defensoria Pública. Segundo dados do Google/Data Popular, a classe C representa 54% dos brasileiros online, e o número tende a crescer.

Com cores e diagramação simples e clara, o usuário do aplicativo descobrirá as principais funções da Defensoria e encontrará a comarca mais próxima de onde estiver no momento, por meio do GPS. Boa parte das funcionalidades do aplicativo operam de forma off-line, ou seja, sem necessidade de conexão à internet, sem deixar de ser leve e ocupar pouco espaço no celular ou smartphone.

O projeto do aplicativo continua em desenvolvimento. Em uma futura atualização, sem data de lançamento, haverá ainda mais recursos com maior poder de interatividade. O aplicativo será aprimorado ao longo de seu desenvolvimento para trazer novidades e se tornar um instrumento de comunicação rápida e fácil para os assistidos. Nossa missão é ficar ainda mais próximo das pessoas para ajudarmos na defesa dos seus direitos.

 Celular com o aplicativo da Defensoria em execução

Funcionalidades do aplicativo

Com uma interface móvel e uma busca textual, o aplicativo conta com as principais funcionalidades de acesso ao site da Defensoria Pública, como o endereço das comarcas, os telefones para contato, as áreas de atendimento e serviços úteis. Grande parte do conteúdo pode ser acessado off-line, ou seja, sem acesso à internet, priorizando todas as pessoas que baixarem o aplicativo para seus smartphones.

Além de facilitar a busca pela Defensoria Pública mais próxima, por meio do GPS e mapa, o aplicativo também traz as últimas notícias da Instituição. Ademais, o usuário pode conhecer as formas de entrar em contato com a Ouvidoria e o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH).

Para alacançar todos os tipos de asssitidos, como imigrantes, existe a possibilidade de acesso aos principais menus em inglês e em espanhol. 

O aplicativo móvel da Defensoria Pública roda em sistemas Android e pode ser encontrado gratuitamente na Google Play ou através do código QR abaixo.

 QR Code download

Endereço da página:
Copiar