Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensor Público é empossado e encerra nomeações e posses do IV Concurso para ingresso na carreira

Publicação:

2017080918033936397716916_ed54b17ef0_z.jpg
Defensor Público é empossado e encerra nomeações e posses do IV Concurso para ingresso na carreira - Foto: Vinicius Flores/AscomDPERS

Porto Alegre (RS) – Em solenidade realizada no dia 7 de agosto no Gabinete da Defensoria Pública-Geral, Eduardo Pereira Lima Zanini foi empossado Defensor Público, encerrando as nomeações e posses do IV Concurso para ingresso na carreira. O ato contou com a presença de familiares, Defensores Públicos da Administração Superior e convidados. Agora são 413 Agentes exercendo atividades de transformação social, atuando em favor do povo a missão que lhe foi conferida.

“É com grande orgulho e satisfação que, a partir desse dia, eu passo a integrar o time da Defensoria Pública. E faço isso com a mais absoluta consciência do compromisso de que me torno responsável na defesa de um compromisso constitucional à condição de um direito fundamental”, afirmou Eduardo. Enfático, o novo Defensor falou sobre os desafios da atuação. “Vivemos um tempo em que a nossa missão constitucional é questionada e rotulada por parcela da comunidade jurídica como garantismo e bandidolatria, mas essa visão deturpada não me intimida. Reserva a mim, como estímulo, maior afinco e determinação, estender a mão aos que dela precisarem. Tenho para mim que ser Defensor Público é ser agente de transformação social e alcançar aos menos favorecidos direitos, embora já lhes pertençam, não têm condições de reclamar porque excluídos são da sociedade”, apontou.

O Defensor Público-Geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, ressaltou aos presentes que o momento do ato de posse de um novo Defensor é repleto de simbolismos. Um deles é pela etapa concluída da Administração Superior em conseguir encerrar o IV Concurso e dar posse a todos os aprovados, e outro pelo desafio pessoal alcançado pelo próprio novo Defensor. “A crise econômica que assola o País acabou resultando em uma maior procura pelos serviços da Defensoria, e nós não estamos conseguindo acompanhar o ritmo e a expansão da organização judiciária. Infelizmente, temos um número de vagas muito pequeno para Defensor Público, mas de qualquer forma, estamos lutando para aumentar e prover o número de cargos de Defensor Público, além da estrutura do quadro de apoio”, apontou. Heerdt ainda disse que, em momentos de crise ética, política e na economia, a responsabilidade das Instituições Públicas aumenta significativamente “Eu tenho certeza que tu terás toda a capacidade, aliada a tua vontade de ingressar na Defensoria, e com toda a tua luta, conquista e superação, nós conseguiremos dar à sociedade o que ela busca da Instituição, que é atender de forma humanizada, desvinculada de ideologia partidária e política. Nossa ideologia é o atendimento à população. Seja muito bem-vindo. Tenho certeza que a carreira que escolheste vai propiciar uma maravilhosa experiência de vida pessoal e profissional”, finalizou Heerdt.

Emocionado, Eduardo agradeceu o apoio da família e do antigo chefe, Desembargador Marcelo Bandeira Pereira. “Não vou decepcioná-los. A exemplo de meus pais, aprendi a sempre batalhar por aquilo que persigo, e a exemplo do meu mestre, aprendi que é examinando cada caso com dedicação e singularidade que o processo de concretização da justiça se realiza”, concluiu.


Presenças

Também participaram da solenidade o Desembargador Marcelo Bandeira Pereira, a Corregedora-Geral da Defensoria Pública, Adriana Hervé Chaves Barcellos, a Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Rio Grande do Sul (Adpergs), Juliana Coelho de Lavigne, Defensores Públicos da Administração Superior, a Ouvidora-Geral da Defensoria Pública, Patrícia Machado Couto, e Diretor-Geral da Defensoria, Viro José Zimmermann.

A galeria de fotos da solenidade pode ser vista no Flickr da Defensoria Pública clicando aqui.


Texto: Nicole Carvalho/AscomDPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul