Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Curso de Capacitação em Mediação: Defensores e servidores simulam sessões aplicando teoria à prática
RSS
A A A
Publicação:

Curso de Capacitação em Mediação: Defensores e servidores simulam sessões aplicando teoria à prática

Curso de Capacitação em Mediação: Defensores e servidores simulam sessões aplicando teoria à prática
Curso de Capacitação em Mediação: Defensores e servidores simulam sessões aplicando teoria à prática - Foto: Crédito: Jéssica Martins

Porto Alegre (RS) – O Centro de Referência em Mediação e Conciliação (CRMC) da Defensoria Pública realiza, desde o mês de junho, o I Curso de Capacitação em Mediação voltado a Defensores e a Servidores da Instituição. A turma de mediadores deu continuidade ao processo teórico-prático desenvolvido nas oficinas anteriores do curso. Durante as aulas do dia 21 e do dia 28 de julho foram trabalhadas técnicas e ferramentas da mediação.

No dia 21 de julho, as mediadoras Tânia Almeida e Simone Tassinari retomaram a abordagem dos princípios comunicacionais que devem ser estabelecidos na mediação. O papel do mediador em reconhecer os verdadeiros conflitos envolvidos nos processos familiares foi exposto pelas mediadoras com exemplos práticos.

A facilitadora Simone ainda ressaltou que é necessário que cada uma das partes nomeie o que sente. "Nós, como mediadores, podemos achar que a pessoa está com raiva da outra, por exemplo, mas a pessoa sente tristeza em relação à outra. É preciso validar os sentimentos e então buscar o interesse em comum", disse.

Na manhã do dia 28, a mediadora Ângela Rorato e a equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) retomaram as etapas para estabelecer a mediação desde a recepção das partes. Os futuros mediadores criaram um roteiro para desenvolver o procedimento da mediação: declaração de abertura, narrativas, resumo e pauta, revisando-os com o auxílio dos colegas e da equipe de apoio, discutindo em aula as mudanças necessárias.

Nas duas oficinas, durante o período da tarde, foram realizadas simulações de mediação a partir de casos elaborados pelas facilitadoras. Em grupos, os participantes se dividiram para colocar em prática as técnicas e ferramentas da mediação utilizando os espaços adequados do CRMC. Após, a turma avaliou os erros e acertos praticados nas sessões.

Capacitação em Mediação
O curso de capacitação é uma iniciativa do Planejamento Estratégico da Defensoria Pública inserido no objetivo "ampliar práticas de atuação extrajudicial" e prevê a formação de novos mediadores para a atuação no Centro de Referência em Mediação e Conciliação.

Texto: Jéssica Martins/ ASCOM- CECADEP
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
(51) 3210-9400 / 98404-4502
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Endereço da página:
Copiar