Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Construção de novo presídio em Erechim foi pauta de reunião na Secretaria de Segurança Pública

Publicação:

20170816100055roger_silva_ssp.jpg
Construção de novo presídio em Erechim foi pauta de reunião na Secretaria de Segurança Pública - Foto: Roger Silva (MP)

Porto Alegre (RS) – A Defensora Pública Dirigente dos Núcleos de Defesa Criminal e de Execução Penal, Barbara Lenzi, participou, no dia 9 de agosto, de reunião na Secretaria de Segurança Pública (SSP) para tratar da possibilidade de construção de um novo presídio de Erechim. Barbara apresentou a experiência do primeiro mutirão do projeto Defensoria Itinerante no Sistema Prisional (DISP) ocorrido no Presídio de Erechim, no mês de maio. O projeto visa verificar a situação processual dos apenados, desafogar o sistema prisional e contribuir para a segurança pública.

O relatório da atuação foi entregue aos participantes e, dentre as informações relatadas, teve destaque o alto número de apenados no presídio (superpopulação), alcançando, por vezes, o número de mais de 25 apenados em celas para quatro pessoas. Realizamos inspeção na casa prisional e verificamos que a situação é alarmante e seria prudente a construção de um novo presídio para acolher a população de forma digna e respeitando a Lei de Execução Penal”, afirmou.

Participaram do encontro o Secretário da Segurança Pública, Cézar Schirmer, o prefeito de Erechim, vereadores, representantes do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Polícia Civil e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE) do município de Erechim.

 

Texto: Nicole Carvalho/AscomDPERS

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul