Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Minicurso Racismo e Intolerância Religiosa discute Marco Histórico e Legal em seu primeiro encontro

Publicação:

20171011172559rsz_img_6783_essa.jpg
Minicurso Racismo e Intolerância Religiosa discute Marco Histórico e Legal em seu primeiro encontro - Foto: Crédito: Victoria Urbani / Ascom DPERS

Porto Alegre (RS) - “Estamos em um período no qual há a possibilidade real de Guerra Santa. Se antes os fundamentalistas impediam mães e pais de santo, orixás e babalorixás simplesmente de realizarem seus cultos, atualmente com a bancada evangélica e a tentativa de impor o Estado cristão, a opressão às religiões de origem africana estão cada vez mais problemáticas”, disse o militante do Movimento Negro Unificado Gleidson Renato Martins Dias na abertura do Minicurso Racismo e Intolerância Religiosa, no Centro de Referência em Direitos Humanos, no dia 4 de outubro.

Promovido pelo Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) e pela Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública, o Minicurso tem como objetivo trazer o debate sobre a liberdade religiosa à sociedade. O primeiro encontro abordou o Marco Histórico e Legal de Proteção à Liberdade de Expressão Religiosa.

“O mundo já nos mostrou que a ligação entre religião fundamentalista e Estado não dá certo”, afirmou Dias. O militante apresentou uma análise histórico-jurídica do papel do Estado e quais são seus deveres em relação ao racismo praticado por este e pela sociedade.

Segundo a Defensora Pública-Coordenadora do CRDH, Marina Py Muniz Cappellari, o debate contribuiu para ratificar a correspondência da perseguição religiosa com o racismo. “A intolerância a religiões de matrizes africanas estão vinculadas ao racismo. Não é apenas um desrespeito com a crença, e sim com a cultura e com o próprio Movimento Negro”, explicou.

O próximo encontro acontecerá dia 11 de outubro no auditório do CRDH (Rua Caldas Junior, 352 – Centro Histórico). A segunda edição do Minicurso discutirá as Práticas da Intolerência.


Confira a programação do Minicurso:

18/10 – Práticas da Intolerância e Mecanismos de Proteção à Liberdade Religiosa

Bábà Diba de Iyemonjà – Presidente do Conselho do Povo de Terreiro do RS
Patrícia Lucy Machado Couto – Ouvidora-Geral da Defensoria Pública do Estado
Mariana Py Muniz Cappellari – Defensora Pública-Coordenadora do CRDH/DPE
Angela Salton Rotunno – Procuradora de Justiça-Coordenadora do CAODH/MPRS


Texto: Victoria Urbani /ASCOM-DPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul