Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Pública promove roda de conversa com jovens da ONG Themis

Publicação:

20171205143248capturar.jpg
Defensoria Pública promove roda de conversa com jovens da ONG Themis - Foto: Crédito: Victoria Urbani / Ascom DPERS

Porto Alegre (RS) – A vontade de mudar a realidade em suas comunidades uniu 15 jovens no curso de Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMC's), promovido pela ONG Themis e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A Defensoria Pública realizou, no dia 24 de novembro, uma roda de conversa com as graduandas.

O momento foi dedicado para explicar às participantes sobre os atendimentos prestados pela Instituição em prol das mulheres em situação de violência doméstica. Além disso, as convidadas também fizeram um relato contando sobre a experiência adquirida durante o curso. “Ser JMC é poder multiplicar a consciência dos meus direitos nas minhas relações. É uma ideia de cidadania, afinal, não são todas que conhecem suas garantias”, disse a aluna Maria Eduarda Barbosa.

Segundo a Ouvidora-Geral da Defensoria Pública, Patricia Machado Couto, a conversa foi importante para o protagonismo juvenil. “Quanto mais cedo as jovens tiverem consciência de seu poder de transformação da sociedade, não só a partir do conhecimento dos direitos, mas na defesa deles propriamente, melhor será a repercussão. Para a Defensoria, é muito rico essa forma de experiência porque também nos traz o olhar da juventude em relação às temáticas que a Instituição já atua como consequência da violação, tendo que ajuizar uma demanda ou promovendo a defesa de alguém”, explica.

A Defensora Pública com atribuição para atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar junto a Unidade Central de Atendimento e Ajuizamento, Lisia Mostardeiro Velasco Tabajara, comentou sobre a troca de experiências entre os membros da Defensoria e integrantes da sociedade civil. “É essencial promover a orientação e educação em direitos à população vulnerável e também divulgar o trabalho realizado pela Defensoria Pública nesta área para que este possa ser amplamente divulgado nas mais diferentes comunidades”, disse.

O curso é destinado a mulheres de 14 a 21 anos e trabalha a temática dos direitos humanos com o enfoque de ampliar os direitos das mulheres.

THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos

Criada em 1993, a ONG é formada por um grupo de advogadas e cientistas sociais feministas com o objetivo de enfrentar a discriminação contra mulheres no sistema de justiça, sendo sua missão ampliar as suas condições de acesso à justiça.

 

Texto: Victoria Urbani /ASCOM-DPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul