Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensor Público Alexandre Brandão Rodrigues toma posse como Diretor Presidente da Fesdep

Publicação:

20180112094607img_0077editada.jpg
Heerdt (C), Brandão (segundo da direita para a esquerda) e os demais gestores da Fesdep - Foto: Vinicius Flores/AscomDPERS

Porto Alegre (RS) – Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 11, na Sede da Defensoria Pública (DPE), em Porto Alegre, o Defensor Público Alexandre Brandão Rodrigues tomou posse como Diretor Presidente da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Fesdep) para o triênio 2018-2020. No ato prestigiado por Defensores Públicos, instituições de ensino e servidores, também foram empossados integrantes da Diretoria e do Conselho Fiscal.

Após empossar Brandão, o Defensor Público-Geral e Presidente do Conselho Deliberativo da Fesdep, Cristiano Vieira Heerdt, fez um agradecimento aos gestores da Fesdep (2016-2018), e definiu a escola como uma sobrevivente devido às crises econômica e política que afetam a tudo e a todos. “A DPE é uma instituição jovem, mas não modesta é a nossa missão, tal qual a da Fesdep, preparando e capacitando servidores públicos”. Heerdt disse ainda ser uma responsabilidade de todos investir na Fesdep para que ela siga formando recursos humanos às carreiras jurídicas, quem sabe até, em breve, ofertando cursos de qualificação para estagiários, grande força de trabalho da DPE.

Já como Diretor Presidente da Fesdep, Brandão mencionou ser a missão de presidi-la um desafio em função da sua representatividade, pois no passado os mesmos que criaram a DPE também fizeram a Fesdep, numa visão sensível de que instituição permanente não pode prescindir de um braço voltado para o ensino. “A educação e a cultura são os maiores patrimônios da civilização humana, sem elas não há civilização”. Brandão destacou a trajetória exitosa da escola, em especial os índices de aprovação de alunos em concursos, e citou os desafios da sua gestão: manter conquistas, ampliar a gama de cursos qualificatórios e de especialização e criar programas inclusivos, facilitando o acesso de pessoas sem oportunidades por meio de bolsas de ensino.“O trabalho é imenso, mas suor e ideal não faltarão”.

Em nome da Fesdep, gestão 2016-2018, o Diretor Cultural, Mário Silveira Rosa Rheingantz, comentou sobre a satisfação de poder devolver à Fesdep aquilo que lhe foi repassado enquanto aluno. “É sensacional participar da formação e da introjeção de valores da Defensoria nos futuros Agentes”. Segundo Mário, em meio às dificuldades atinentes a continuidade das atividades da Fesdep, foi possível transformá-la de formadora para também qualificadora de Defensores e outros operadores do Direito. “Ver, hoje, alunos egressos do IV Concurso da carreira é o nosso legado”. E finalizou agradecendo a parceria da Adpergs e da Administração da DPE, e desejando sucesso à nova Diretoria da Fesdep.

A presidente da Associação dos Defensores Públicos (Adpergs), Juliana Coelho de Lavigne, parabenizou o trabalho de resgate feito na Fesdep pelo corpo gestor que se despediu, em razão da memória da escola estar diretamente ligada à Defensoria e à Adpergs. “A Fesdep faz parte da minha história. Lá me preparei para a prova de tribuna e como docente”. Para Juliana, a escola tem papel fundamental na formação e na qualificação dos Agentes da DPE. E arrematou parabenizando a nova gestão por, desde já, propor fazer mais e diferente, porque os Defensores Públicos são diferentes. “Quem assume a Fesdep, sabe que o faz de forma conjunta. Conte com a Adpergs”.

Presenças

Também prestigiaram o evento a Diretora Presidente da Fesdep, gestão 2016-2018, Barbara Lenzi; Corregedora-Geral da Defensoria Pública, Adriana Hervé Chaves Barcellos; Ex-Defensora Pública-Geral, Jussara Maria Barbosa Acosta; Subdefensores Públicos-Gerais Cassandra Sibemberg Halpern, Tiago Rodrigo dos Santos e Antonio Flávio de Oliveira – Institucional, Jurídico e Administrativo, respectivamente; Vice-Presidente da Adpergs, Bárbara Bernardes de Oliveira Sartori; Vice-Diretora da Escola Superior da Magistratura, Rosana Broglio Garbin; Diretora do Conselho Administrativo da Escola Superior de Direito Municipal, Cristiane Catarina Fagundes de Oliveira; Diretora Presidente da Escola Superior de Advocacia Pública, Flavia Faermann; Ouvidora-Geral da Defensoria Pública, Patrícia Lucy Machado Couto; Diretor-Geral da Defensoria, Viro José Zimmermann, Defensores Públicos e servidores da Instituição.

Veja mais fotos da posse clicando aqui.

Nominata

Diretor Presidente – Alexandre Brandão Rodrigues
Diretora Tesoureira – Samara Wilhelm Heerdt
Diretor Cultural – José Augusto da Costa Medeiros
Conselho Fiscal Titular – Lucas Appel Mazo, Isabel Rodrigues Wexel e Felipe Facin Lavarda
Conselho Fiscal Suplementar – Barbara Lenzi, Rafael Raphaelli e Silvia Pinheiro de Brum

 

Texto: Vinicius Flores/AscomDPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul