Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projeto Oficina das Famílias da Defensoria Pública é apresentado em Igrejinha

Publicação:

201802061539561alt_2.jpg
Patrícia (C) durante palestra de apresentação do projeto Oficina das Famílias - Foto: Divulgação

Igrejinha (RS) – Cerca de 30 multiplicadores do conhecimento participaram nesta segunda-feira, 5, da palestra de apresentação do projeto “Oficina das Famílias”, promovida pela Defensoria Pública de Igrejinha. O evento, realizado na Câmara Municipal, expôs o novo formato de atendimento à população igrejinhense no âmbito do direito de família pela DPE na cidade do Vale do Paranhana.

Ao iniciar os trabalhos, o Defensor Público Sérgio Nodari Monteiro, titular da comarca, falou sobre o porque da utilização da Oficina das Famílias. “Temos em Igrejinha profissionais dedicados que querem estar ainda mais qualificados para melhor preparar as pessoas nas naturais e inevitáveis rupturas afetivas que a família enfrenta”. Para ele, o projeto pode minimizar os “impactos do rompimento familiar”.

Depois, foi a vez da palestrante Defensora Pública Patrícia Pithan Pagnussatt Fan, comentar a respeito da capacidade da Oficina das Famílias restabelecer o diálogo, a harmonia familiar e ajudar os pais a superarem o fim do vínculo conjugal, demonstrando que a separação é apenas do casal e não da família.

Patrícia apresentou ainda conceitos técnicos e práticos sobre os institutos da mediação e da conciliação extrajudicial – metodologias de resolução de conflitos, formas de comunicação não violenta, alienação parental, poder familiar, tipos de guarda, regulamentação de visitas, pensão alimentícia, entre outros.

Participaram do evento representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário e da Brigada Militar, conselheiros tutelares, servidores públicos, agentes comunitários, professores, assistentes sociais de Igrejinha, além de estagiários e servidores da DPE, Judiciário e Ministério Público.


Texto: Vinicius Flores/AscomDPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul