Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensora Pública debate o protagonismo da mulher em Frederico Westphalen

Publicação:

20180314174535ultimaalt.jpg
Bruna (D) com as demais demais batedoras e os mediadores do evento - Foto: Jornal Folha Noroeste

Frederico Westphalen (RS) – A Defensora Pública de Frederico Westphalen, Bruna Minussi Zanini, foi uma das debatedoras do programa Argumento Político – Lideranças Femininas na Região, da Jornalista Jô do Carmo do Jornal Noroeste, realizado no dia 8 de março, na redação do periódico, em Frederico Westphalen, município localizado no Norte do Rio Grande do Sul (RS).

No programa alusivo ao Dia Internacional da Mulher, Bruna e outras três mulheres com atuação destacada na comunidade frederiquense e na região, debateram o protagonismo feminino na liderança de instituições públicas e privadas, suas possibilidades de ascensão e dificuldades, além dos preconceitos pelos quais ainda passam em seu cotidiano.

Em sua fala, Bruna apontou o avanço da mulher no setor público, indicando que na Defensoria Pública do RS a maioria dos Agentes e dos servidores são do sexo feminino. Ressaltou também a importância da data (8 de março) para o debate de questões como a violência doméstica, o machismo e o mercado de trabalho da mulher.

Conforme a Defensora Pública, o bate-papo fez com que surgissem assuntos ligados aos desafios da mulher contemporânea, constatados, por exemplo, na dificuldade em conciliar a carreira profissional com a familiar, tendo em vista o menor número de mulheres em cargos de chefia e de direção.

Bruna salientou ainda a necessidade de se trabalhar ações de educação em direitos e deveres do cidadão, bem como a função da Defensoria Pública quanto à orientação jurídica, o apoio psicológico e o ajuizamento de ações necessárias (medidas protetivas de urgência) previstas na Lei Maria da Penha às mulheres vítimas de violência doméstica, encarceradas, transexuais e homossexuais.

Também participaram do evento a Vereadora Loridane Bortoluzzi Presotto, a Diretora-Geral da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) - Campi Frederico Westphalen, Silvia Regina Canan e a Líder do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Ema Molinari.

 

Texto: Vinicius Flores/AscomDPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul