Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nota de Pesar pela morte da vereadora Marielle Franco

Publicação:

2018031522205120180314153728crdh4574.png
Nota de Pesar pela morte da vereadora Marielle Franco - Foto: Divulgação

Porto Alegre (RS) - O Centro de Referência em Direitos Humanos da Defensoria Pública (CRDH-DPERS) vem a público expressar profundo pesar e indignação com o assassinato , na noite de 14 de março, da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco e do motorista que a acompanhava, Anderson Pedro Gomes.

Oriunda da Favela da Maré, no Rio de Janeiro, presidia a Comissão da Mulher da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro e assumiu recentemente a relatoria da Comissão Parlamentar criada para acompanhar a intervenção Federal no estado fluminense.

Marielle Franco destacou-se por sua atuação na luta pela defesa da igualdade e da justiça social, em especial no enfrentamento ao racismo, às desigualdades de gênero e à violência praticada contra a população das periferias e favelas. Sua morte trágica atualiza a urgência do debate e da tomada de providências quanto aos alarmantes índices de mortes de defensores e defensoras de direitos humanos no Brasil, e sua apuração célere e rigorosa é medida essencial e imperativa. 

Lamentamos a sua trágica morte e nos solidarizamos com seus familiares e amigos. Este crime, que encontra infelizes semelhanças em tantas comunidades pobres e periféricas em nosso país, não apagará a memória de sua luta por um mundo com mais igualdade, e a dor e consternação não cessarão o combate às violações de direitos humanos. 

 

Centro de Referência em Direitos Humanos

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul