Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Gênero e Sexualidade são temas da terceira oficina do minicurso Virando a Página

Publicação:

20180522112039essa.jpg
Gênero e Sexualidade são temas da terceira oficina do minicurso Virando a Página - Foto: Victória Netto / Ascom DPERS

Porto Alegre (RS) – A terceira oficina do minicurso Virando a Página, ocorrida na última quarta-feira (16), no Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) da Defensoria Pública do Estado, discutiu gênero e sexualidade com jovens do Centro de Atendimento Socieducativo (CASE) POA II. O projeto tem o intuito de promover a educação em direitos dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa em semiliberdade na FASE/RS.

Após as apresentações iniciais, a antropóloga Sara Caumo Guerra, que conduziu as atividades, questionou o que é ser e sentir-se homem ou mulher. Em seguida, esclareceu os conceitos de gênero e sexualidade e instigou os alunos a refletirem sobre as diferenças e semelhanças entre os gêneros e a exercitarem a alteridade a fim de compreender as singularidades do outro. “É o que se diz sobre guri só poder brincar com carrinho e guria com boneca. A gente sabe cozinhar, faz limpeza, e tem mulher que arruma telhado também”, comentou um dos jovens acerca dos estereótipos de gênero. “Qualquer um pode ser o que quiser”, contribuiu outro socioeducando.

Na sequência, a psicóloga Luciana Magalhães, também ministrando a aula, explicou o significado de “cisgênero”, “transgênero”, “assexualidade” e abriu espaço para que os jovens compartilhassem histórias e experiências. A oficina também contou com contribuição da especialista em psicologia social Mariana Pozzi Junges e com a exibição de vídeos, que traziam a temática do empoderamento feminino e respeito às mulheres.

Ao final da oficina, os jovens compartilharam suas impressões sobre o conteúdo discutido e admitiram que muitos dos assuntos debatidos na aula foram novidades. Tratar sobre temas de relevância social, promovendo a alteridade e a educação em direitos com abrangência nas diversas áreas dos Direitos Humanos fazem parte do objetivo do minicurso Virando a Página.

Projeto Virando a Página
Em sua quinta edição, o programa “Virando a Página” é realizado pela Defensoria Pública em parceria com a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE) e conta com o apoio da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS). A execução está a cargo do CRDH e do Centro de Estudos, de Capacitação e de Aperfeiçoamento (CECADEP). Dentre os conteúdos abordados nas aulas, estão temas como sistema de justiça, discriminação, violência, sexualidade, educação e trabalho, visando à orientação em direitos e à afirmação da cidadania. Ao concluírem o curso, os participantes do projeto receberão certificado.


Texto: Victória Netto / ASCOM DPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul