Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cerimônia inaugura oficialmente nova sede da Defensoria Pública de Candelária

Publicação:

20180720161526candelariaaa.jpg
Cerimônia inaugura oficialmente nova sede da Defensoria Pública de Candelária - Foto: Nicole Carvalho / Ascom DPERS

Candelária (RS) – Solenidade realizada no dia 18 de julho inaugurou oficialmente a nova sede da Defensoria Pública de Candelária, localizada na rua Júlio de Castilhos, 662, bairro Centro. O Defensor Público que atua na comarca Mateus Massia Sanfelice agradeceu a presença de todos e garantiu que o serviço prestado pela Defensoria Pública no município será ainda melhor com o avanço da estrutura. “Vivemos em um cenário de instabilidade social, política e econômica. O poder público e as instituições são colocadas a prova. A nossa nova sede não tem luxo, mas é muito funcional, com acessibilidade, e apta a atender os cidadãos. Tenho a certeza que o ambiente de trabalho para os Defensores, servidores e estagiários vai tornar o ambiente favorável ao melhor exercício do serviço público prestado em nossa instituição”, afirmou.

O Defensor Público-Geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, destacou em sua fala a responsabilidade das instituições públicas em desempenhar seus papéis em momentos de crise. “É uma época de provação. Temos a responsabilidade enquanto instituição e agentes públicos de manter as portas abertas e prestarmos atendimento e diálogo para a população vulnerável. Hoje é um ato de entrega à comunidade. Uma sede acessível, térrea, próxima ao Fórum e que vai possibilitar um atendimento mais humanizado à população que tanto necessita do serviço da Defensoria Pública”, pontuou.

O Prefeito Municipal de Candelária, Paulo Roberto Butzke, evidenciou a função da Defensoria Pública e confessou saber o quanto as pessoas batem à porta da Instituição no intuito de buscar a solução dos seus conflitos. “Essa solenidade é um ato singelo, mas que representa muito na vida daquelas pessoas que necessitam. A Defensoria está com um espaço físico adequado, permitindo melhores condições para receber aquele que precisa usufruir dos serviços, e, assim, proporcionar uma qualidade de vida melhor, uma situação de conforto para aquele que já está em conflito. Chegar em um ambiente totalmente agradável por si só já minimiza e já auxilia na solução dos problemas. Parabenizo todos aqueles que se envolveram para que esse dia tenha acontecido”, frisou.

A Defensora Pública Presidente da Associação dos Defensores Públicos (ADPERGS), Juliana Coelho de Lavigne, disse que é uma grande satisfação participar da inauguração e desejou sucesso. “Ter uma identidade por meio de uma sede própria é muito importante perante a comunidade. Hoje o usuário da Defensoria não vai ao Fórum, ele procura a sede da Instituição. Isso faz com que tenhamos a visibilidade que merecemos. A DPE exerce um papel importantíssimo dentro do Estado Democrático de Direito. É grande satisfação ver hoje a Defensoria ocupando esse espaço de forma exitosa e conseguindo vencer os desafios que estamos enfrentando diante da crise. Mais importante ainda para a comunidade, para a sociedade gaúcha, que em tempos de crise é quem mais precisa da DPE. E nós estamos preparando, qualificando e aprimorando as condições de trabalho”, finalizou.

Prestigiaram a solenidade o Juiz-Diretor do Foro, Celso Roberto Mernak Fialho Fagundes, o Diretor da Promotoria de Justiça de Candelária, Martin Albino Jora, o Vice-Prefeito de Candelária, Nestor Rubem Elwanger, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Marco Antônio Larger, a Subdefensora Pública-Geral do Estado para Assuntos Institucionais, Liseane Hartmann, o Delegado Rodrigo Marquadt da Silveira, os Defensores Públicos Luciana Artus Schneider e Arnaldo França Quaresma Júnior, o Presidente da Subseção Municipal da OAB-RS, Joel Pereira Nunes, o Diretor-Geral da Defensoria Pública, Viro José Zimmermann, o ex-Prefeito Municipal de Segredo, João Paulo Krothi, servidores e estagiários.

Confira as fotos da cerimônia clicando aqui

Texto: Nicole Carvalho/AscomDPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul