Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Pública participa do II Encontro das APACs do Rio Grande do Sul

Publicação:

20180807145026img_6718_editada.jpg
Defensoria Pública participa do II Encontro das APACs do Rio Grande do Sul - Foto: Camila Schäfer / Ascom DPERS

Porto Alegre (RS) – O Defensor Público Coordenador do Centro de Referência em Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (CRDH/DPERS), Mário Silveira Rosa Rheingantz, participou no dia 1º de agosto do II Encontro das APACs do Rio Grande do Sul. Além de autoridades dos poderes Judiciário e Legislativo, participaram do evento também o Secretário de Estado da Segurança Pública, Cezar Schirmer, e os representantes das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs) de Porto Alegre, Três Passos, Pelotas e Palmeira das Missões. A Ouvidora-Geral da Defensoria Pública, Patricia Lucy Machado Couto, também esteve presente, representando a APAC de Canoas.

Em sua fala, o Defensor Público enalteceu o trabalho das associações e incentivou sua ampliação. “Pessoas de diferentes áreas, de diversas carreiras jurídicas, da sociedade civil e de diferentes religiões estão ajudando a construir uma nova alternativa para o sistema penitenciário brasileiro. Críticas e problemas são apontados todos os dias, por isso uma iniciativa que já traz resultados tão satisfatórios, como a redução da reincidência, precisa ser louvada, incentivada e ampliada. Essa parceria que vem sendo estabelecida pela sociedade civil e por tantos voluntários, que já possui vários projetos em curso, é essencial para pensarmos em soluções em termos de segurança pública, direitos humanos e buscarmos uma sociedade mais justa, mais madura e mais inclusiva”, afirmou.

A programação do encontro contou ainda com discussões sobre a crise do sistema penal, justiça restaurativa, a atuação das facções no sistema penitenciário, a evolução e a implantação das APACs entre outros temas.

 

Texto: Camila Schäfer/AscomDPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul