Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Promotoras Legais Populares (PLP's) recebem curso de atualização ministrado pela Defensoria Pública
RSS
A A A
Publicação:

Promotoras Legais Populares (PLP's) recebem curso de atualização ministrado pela Defensoria Pública

Promotoras Legais Populares (PLP's) recebem curso de atualização ministrado pela Defensoria Pública
Promotoras Legais Populares (PLP's) recebem curso de atualização ministrado pela Defensoria Pública - Foto: Victória Netto / Ascom DPERS

Porto Alegre (RS) – As Promotoras Legais Populares (PLP's) de Porto Alegre e região metropolitana receberam, na última quinta-feira (02), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a primeira aula do Curso de Atualização ministrado por Defensoras Públicas e servidoras da Instituição. No encontro inaugural, a Defensora Pública Isabel Rodrigues Wexel, a psicóloga Cristina Schwarz e a assistente social Thais Dalla Rosa falaram sobre a Rede de Proteção à mulher. As PLP's são líderes comunitárias, formadas pela Themis, que atuam de forma voluntária em prol da difusão de conhecimentos, orientação e amparo a mulheres vítimas de violência.

Isabel Wexel lembrou que a Defensoria Pública é uma Instituição parceira e que pode auxiliar na luta contra a violência de gênero por ter um papel fundamental na cadeia de atendimento à vítima de violência. De acordo com a Defensora, a Rede de Proteção pode ser burocrática, e a Defensoria pode fazer a interlocução para que as PLP's consigam chegar a uma solução de forma mais rápida.

Isabel ainda enfatizou a importância de referências femininas para o acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica e de gênero. Falando sobre o papel de líderes comunitárias, Isabel destacou a vivência da DPE com as comunidades que atende. “Eu percebi que a grande maioria das lideranças de ocupações que a Defensoria Pública auxilia são mulheres muito fortes e organizadas, com uma história de luta extraordinária, e todas elas foram vítimas de violência no decorrer de suas vidas, no nascimento, no casamento, algumas com os filhos também violentados”, disse. Por fim, Isabel reforçou a relevância da formação de Promotoras Legais Populares, inciativa que serve de exemplo para outros esforços semelhantes.

O Curso de Atualização terá mais dois encontros, nos dias 9 e 16 de agosto, e ocorrerá sempre no Plenarinho da Assembleia Legislativa, das 17h30 às 20h. Ao final do curso, as participantes receberão certificado. Confira a programação completa:

9 de agosto (quinta-feira)
Tema: Enfrentamento ao Feminicídio Negro
Facilitadora: Defensora Pública Gizane Mendina Rodrigues
Debatedora: Luana Pereira da Costa

16 de agosto (quinta-feira)
Tema: Atualização da Lei Maria da Penha
Facilitadora: Defensora Pública Diana Rodrigues da Costa
Debatedora: Patrícia Lucy Machado Couto

A ação é promovida pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), pela Ouvidoria-Geral da DPE/RS, pela Themis, pela ELAS Fundo de Investimento Social e com apoio da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.

 

Texto: Victória Netto / Ascom DPERS
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Endereço da página:
Copiar