Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Pública e UFCSPA realizam reunião sobre execução de projeto que visa à redução da judicialização em ações do...

Publicação:

20180813094005essa.png
Defensoria Pública e UFCSPA realizam reunião sobre execução de projeto que visa à redução da judicialização em ações do âmbito - Foto: Renan Silva Neves/ ASCOM DPERS

Porto Alegre (RS) – A Defensora Pública Dirigente do Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (NUDS/DPERS), Regina Célia Rizzon Borges de Medeiros e o Defensor Público Enir Madruga de Ávila, titular da 17ª Defensoria Especializada em Atendimento e Ajuizamento e Membro do Núcleo de Defesa da Saúde reuniram-se, na manhã da última quarta-feira (8), com a Coordenadora do Curso de Extensão da Universidade Federal de Ciências de Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Maria Cristina Werlang. Em pauta, estiveram as tratativas da operacionalização do convênio firmado no mês de junho, que tem por objeto a conjugação de esforços entre a DPERS, a Universidade e o Conselho Regional de Farmácia (CRF/RS) para a execução de um projeto que contempla assessoramento e análise de prescrições em demandas que busquem medicamentos e insumos farmacêuticos para os assistidos da Defensoria em ações judiciais e extrajudiciais. Participou da reunião, também, a analista farmacêutica da Defensoria Pública do Estado, Eloísa Comiran.

Por meio do convênio, alunos do curso de Farmácia da UFCSPA desenvolverão atividades de análise de prescrições médicas junto à 4ª e 17ª Defensorias Públicas de Porto Alegre, Especializadas em atendimento e ajuizamento em matéria relativa à Saúde. Com base nessas análises, a Universidade realizará, posteriormente, capacitações para profissionais que atuam na rede pública de saúde localizada na área pertencente a seu território de abrangência.

De acordo com a Defensora Pública Regina Célia Rizzon Borges de Medeiros, o encontro definiu situações importantes para a execução deste convênio que é extremamente salutar na busca pelo aumento das soluções extrajudiciais da Defensoria Pública no âmbito da saúde. “A integração entre a Universidade e a Defensoria Pública é muito valiosa, pois proporciona intercâmbio do conhecimento jurídico com o científico relacionado à saúde. O ganho com a interdisciplinaridade resulta em benefícios diretos ao assistido.”, afirmou.

Ao final da reunião, ficou definido um novo encontro de avaliação do início da execução do convênio, a ser realizado ainda no mês de agosto, na USCSPA.


Texto: Renan Silva Neves /ASCOM DPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul