Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Jaguarão inaugura oficialmente sua nova sede

Publicação:

20180919104918estajaguar.jpg
Jaguarão inaugura oficialmente sua nova sede - Foto: Camila Schäfer/ASCOM DPERS

Jaguarão (RS) – Na tarde da última quinta-feira (13), ocorreu a solenidade de inauguração da nova sede da Defensoria Pública de Jaguarão, localizada na Rua 15 de Novembro, 811, Centro. Defensores Públicos, servidores, estagiários, convidados e autoridades locais prestigiaram a cerimônia.

Agradecendo o investimento na nova sede, o Diretor Regional em exercício, Defensor Público Arion Escorsin de Godoy, afirmou que o novo prédio é funcional e compatível com a necessidade da população local. De acordo com ele, em 24 meses a Defensoria de Jaguarão realizou mais de 6,3 mil atendimentos, cerca de 150 acordos extrajudiciais, 750 petições iniciais foram formuladas e seis ações civis públicas foram ajuizadas, para citar alguns números. “Considerando que a população da cidade é de quase 28 mil habitantes, podemos dizer que quase um terço dela compareceu à Defensoria para exercer os seus direitos. Embora tenhamos um atendimento bem amplo, cerca de 90% dele é de natureza civil, o que revela que é o cidadão efetivamente buscando a Justiça. Não porque foi chamado, mas porque procura por seus direitos”, disse.

A Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado, Defensora Pública Juliana Coelho de Lavigne, parabenizou a equipe de Jaguarão pelas novas instalações e pelo trabalho realizado na cidade. “A DPE/RS vem mostrando que está cada vez mais qualificada e preparada para atender a população. Estamos oferecendo sedes com melhores condições para o atendimento. Quem ganha com essa inauguração não é só a Defensoria, mas a cidade de Jaguarão e toda a sociedade.”

Presente na solenidade, o Presidente da Câmara de Vereadores de Jaguarão, Enio Rigatti, elogiou o trabalho feito na comarca. “Os números apresentados pelo Defensor Público Arion nos fizeram ter maior conhecimento da atuação da instituição e da real necessidade da população. Que essa nova sede seja um ótimo local para o atendimento aos jaguarenses e para o trabalho da equipe”, afirmou.

Reforçando a missão da DPE/RS em resolver os conflitos de maneira extrajudicial, o Defensor Público-Geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, falou da importância de o novo espaço ser um local para incentivar a educação em direitos. “No ano passado, apresentei na Assembleia Legislativa o último relatório da Defensoria, que apontou redução no número de ações ajuizadas, de 124 mil para 94 mil, ao passo que duplicamos o número de acordos extrajudiciais, de um ano para o outro. Ainda temos um oceano enorme para trabalhar em relação a esse ponto, mas tenho certeza de que este novo local, além de ser um reflexo do desenvolvimento da DPE, vai nos trazer a responsabilidade de fazer cada vez melhor nosso trabalho.”

Confira a galeria de fotos da inauguração, clicando aqui.

Presenças
Prestigiaram a solenidade, além dos já citados, a Diretora Regional da Defensoria Pública de Jaguarão, Defensora Pública Luciana Laviaguerre da Silva Weber, o Prefeito de Jaguarão em exercício, Henrique Edmar Knorr Filho; o Juiz-Diretor do Foro da Comarca de Jaguarão, Bruno Barcellos de Almeida; o Diretor da Promotoria de Justiça de Jaguarão, Fernando Gonzalez Tavares; o Defensor Público-Corregedor Marcelo Turela de Almeida; a Defensora Pública Assessora da Subdefensoria Pública-Geral do Estado para Assuntos Administrativos, Melissa Torres Silveira; o Defensor Público Assessor da Subdefensoria Pública-Geral do Estado para Assuntos Institucionais, Saulo Brum Leal Júnior; o Delegado Regional de Polícia, Elione Lopes; a presidente da Subseção da OAB de Jaguarão, Maria Cristina Bittencourt Van Ommeren; a Delegada de Polícia de Jaguarão, Juliana Ribeiro; o Diretor-Geral da DPE/RS, Viro José Zimermann; o Oficial Designado de Registro Civil de Jaguarão, Martin Eulálio Afonso; o Registrador de Imóveis de Jaguarão Sérgio Mercischmitz; e a Oficial de Justiça do Trabalho Laura Ribeiro.


Texto: Camila Schäfer/Ascom DPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul