Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nova sede da Defensoria de Rio Grande é inaugurada oficialmente

Publicação:

20180919110359essariogrande.jpg
Nova sede da Defensoria de Rio Grande é inaugurada oficialmente - Foto: Camila Schäfer/ASCOM DPERS

Rio Grande (RS) – Foi inaugurada oficialmente, na manhã da última sexta-feira (14), a nova sede da Defensoria Pública de Rio Grande, localizada na Avenida Silva Paes, 333 e 337, no Centro. Defensores Públicos, servidores, estagiários, convidados e autoridades locais prestigiaram a cerimônia.

De acordo com a Defensora Pública Diretora Regional da DPE de Rio Grande, Gabriela Bazanella de Oliveira, o novo local é visivelmente melhor, mais amplo e bem estruturado, além de respeitar as questões de acessibilidade. “Precisávamos de um espaço como esse, sendo nítida a necessidade de expansão. Passam diariamente pela Defensoria de Rio Grande aproximadamente 200 pessoas, totalizando mais de mil atendimentos semanais. Ou seja, para uma cidade com quase 200 mil habitantes, é um número bastante expressivo.” Gabriela também relembrou a queda do Polo Naval do município, que significou um aumento significativo na quantidade de atendimentos realizados pela Instituição.

Para a Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado, Defensora Pública Juliana Coelho de Lavigne, as inaugurações de sedes representam o reconhecimento que a Instituição vem recebendo, que se reflete no atendimento. “Os novos locais que a DPE está oferecendo possibilitam uma prestação de serviço digna e acessível ao nosso assistido. Temos percebido um aumento no número de atendimentos e principalmente de acordos extrajudiciais. Sem dúvida, quem ganha sempre é o nosso público”, afirmou.

De acordo com a representante da Presidência da Câmara Municipal de Vereadores de Rio Grande, Vereadora Denise Marques, a parceria entre as instituições é importante para que sejam garantidos os direitos dos cidadãos. “Enquanto representantes do povo, não poderíamos deixar de prestigiar essa inauguração. Quero cumprimentar a todos e dizer que seremos parceiros no sentido de garantir a cidadania.”

Cumprimentando o trabalho da DPE/RS, o Juiz-Diretor do Foro de Rio Grande, Cleber Fernando Cardoso Pires, afirmou que a nova sede mostra o engrandecimento da Instituição. “Com certeza as pessoas serão muito bem acolhidas aqui. Tenho visto o interesse e a dedicação dos servidores e Defensores e, embora estejamos longe de garantir uma cidadania integral, estamos no caminho. Que todos sejam muito felizes aqui e contribuam para a melhora da Justiça brasileira”, disse.

Também elogiando o trabalho realizado na comarca, o Prefeito de Rio Grande em exercício, Paulo Renato Mattos Gomes, enfatizou a importância de um local acolhedor para servidores e assistidos. “Que vocês possam trabalhar com mais conforto para que a DPE continue fazendo esse belo trabalho”, ressaltou

Segundo o Defensor Público-Geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, em um momento onde as instituições públicas são cada vez mais criticadas, a responsabilidade da Defensoria se faz ainda maior. “A DPE tem um papel essencial no acesso à Justiça e tem a função prioritária de resolver extrajudicialmente os conflitos. Temos o dever de darmos o nosso melhor e um tratamento de excelência, humanizado. Mesmo com as limitações orçamentárias que todos têm conhecimento, estamos conseguindo avançar com transparência e criatividade.”

Contando com uma rampa de acesso e elevador, que permitem maior acessibilidade, o novo prédio de Rio Grande agora propicia também uma melhor circulação dos próprios servidores. De acordo com o Técnico Administrativo Rafael Becker Munsberg, que é cadeirante, a sede anterior possuía quatro pavimentos, mas sua atuação se restringia apenas ao térreo, porque os demais andares só podiam ser acessados por escada. “Em quatro anos de Defensoria, eu não conheci nenhum gabinete do antigo prédio. Além disso, era muito difícil passar entre as mesas, porque o espaço interno era muito pequeno. Hoje tenho um espaço meu e uma mesa adaptada especialmente para mim”, ressaltou.

Confira a galeria de fotos da inauguração, clicando aqui.

Presenças
Prestigiaram a solenidade, além dos já citados, o Defensor Público-Corregedor Marcelo Turela de Almeida; a Defensora Pública Assessora da Subdefensoria Pública-Geral do Estado para Assuntos Administrativos, Melissa Torres Silveira; o Defensor Público Assessor da Subdefensoria Pública-Geral do Estado para Assuntos Institucionais, Saulo Brum Leal Júnior; o Diretor-Geral da DPE/RS, Viro José Zimermann; o Diretor da Promotoria de Justiça, Frederico Carlos Lang; o Defensor Público Federal Chefe em Rio Grande, Gabriel Saad Travassos do Carmo; o Capitão de Fragata, Comandante Pedro Paulo Tavares; a Defensora Pública de Pelotas Simone Irazoqui Prestes; a Diretora Regional de São José do Norte, Defensora Pública Bruna de Lima Dias; o Procurador do Estado Fábio Bainy; o representante da Chefia de Polícia Delegado Regional Elione Luiz Lopes; o representante do Comando da Brigada Militar Tenente Coronel Leandro Nunes; o representante da Susep Antônio Carlos Alves; e o vereador do município Rogério Gomes.

 

Texto: Camila Schäfer/Ascom DPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul