Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Pública participa do Fórum Acadêmico ADPERGS

Publicação:

20181002143430forum_violencia_genero.jpg
Defensoria Pública participa do Fórum Acadêmico ADPERGS - Foto: Divulgação Ascom ADPERGS

Porto Alegre (RS) – A Defensora Pública Dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), Liliane Braga Luz Oliveira, participou, na última sexta-feira (28), da abertura do Fórum Acadêmico realizado pela Associação de Defensores Públicos do Rio Grande do Sul (ADPERGS), que teve como tema “Violência doméstica: da vítima ao ofensor”. Direcionado a estudantes, o evento ocorreu na Faculdade Meridional (Imed) Campus Porto Alegre e reuniu alunos, professores, a Fundação Escola Superior da Defensoria Pública (Fesdep), além de representantes da ADPERGS.

Na abertura, Liliane se apresentou como a nova Dirigente do Nudem e falou sobre os desafios desta missão. A Defensora também apresentou o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH-DPE/RS) e salientou a importância da aproximação da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) com as universidades. Foram abordados, além disso, os aspectos históricos e as atribuições da Defensoria Pública na área da violência doméstica. Primeiro, com destaque para o atendimento da mulher, e, posteriormente com ênfase na defesa do agressor, mostrando que a instituição tem atribuições em relação a ambos. Na sequência, a Defensora Pública Elisa Dias de Castro Stoduto e o Defensor Público Andrey Régis de Melo debateram o tema junto aos estudantes.

Para Liliane, os índices de violência contra mulheres no Brasil apontam para a relevância da discussão sobre o assunto. “A estatística demonstra que o Brasil e o nosso Estado, em específico, estão no topo no que tange à violência doméstica”, reforçou Liliane. “A abordagem do tema ajuda os operadores do Direito e a comunidade acadêmica a entenderem o ciclo de violência a fim de estarem preparados para lidar com os casos concretos”, concluiu.


Texto: Victória Netto/Ascom DPERS
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul