Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

DPE/RS realiza mutirão de orientação jurídica com PLP’s no bairro Santa Tereza

Publicação:

20181212174624promotoras_legais_populares_mutirao_santa_tereza.jpeg
DPE/RS realiza mutirão de orientação jurídica com PLP’s no bairro Santa Tereza - Foto: Divulgação DPE/RS

Porto Alegre (RS) – Como parte do projeto de formação das Promotoras Legais Populares (PLPs), a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) promoveu, na sexta-feira (7), um mutirão de atendimento na Associação Nossa Senhora do Brasil, no Bairro Santa Tereza, que contou com a participação de quatro dessas líderes comunitárias. A ação foi realizada com o objetivo de orientar a população sobre as áreas de atuação da Defensoria Pública, como guarda, pensão alimentícia, falta de medicamentos, violência doméstica, creche e moradia. Na ocasião, 18 pessoas foram atendidas.

Segundo a coordenadora do projeto Defensoria Itinerante, defensora pública Isabel Rodrigues Wexel, as principais demandas foram de pedidos de alimentos, direitos da mulher e também dúvidas relacionadas a processos criminais. Para Isabel, atuar junto às Promotoras Legais Populares é importante porque elas conhecem as comunidades, cujos moradores têm dificuldade de deslocar-se até a sede. Ainda de acordo com a defensora, a atuação conjunta com as PLPs é notável. “É uma parceria que eu quero que continue em 2019, porque elas são mulheres com um trabalho extraordinário que engrandece ainda mais o trabalho da Itinerante”, afirmou.

O mutirão é promovido pela Defensoria Pública do Estado, via projeto Defensoria Itinerante e Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), Ouvidoria-Geral da DPE/RS e ONG Themis, com o apoio do Instituto Avon, ELAS Fundo de Investimento Social e Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado.

Promotoras Legais Populares (PLPs)
As Promotoras Legais Populares são lideranças comunitárias femininas capacitadas em noções básicas de Direito, direitos humanos das mulheres, organização do Estado e do Poder Judiciário, dentre outras temáticas pertinentes, conforme o contexto do bairro ou região na qual estão inseridas. Após uma formação de 80 horas/aula, as PLPs atuam voluntariamente em suas comunidades na defesa, orientação e triagem de demandas de violação de direitos; na prevenção de violações, através da educação sociocomunitária; e na promoção de direitos, com participação e representação em conselhos, conferências, comissões e fóruns.

 

Texto: Victória Netto/Ascom DPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul