Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comarca de Giruá alcança alto índice de satisfação com a Oficina das Famílias

Publicação:

20190118085941img_20171120_wa0010.jpg
Comarca de Giruá alcança alto índice de satisfação com a Oficina das Famílias - Foto: Divulgação / Ascom DPERS

Giruá (RS) – Após um ano, 12 encontros e 132 participantes, a Defensoria Pública Regional de Giruá comemora o sucesso da Oficina das Famílias na comarca. Por meio de levantamento feito com os assistidos, a equipe chegou a quase 100% de satisfação na maioria dos itens avaliados, conforme pode ser observado abaixo.

Educar os cidadãos para que conheçam seus direitos e, dessa forma, sintam-se empoderados para resolver os seus conflitos: este tem sido um dos objetivos da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) ao oferecer a Oficina das Famílias. A atividade apresenta informações que contribuem para a pacificação do ambiente familiar e para a formação do cidadão. Com uma média de 11 participantes por oficina, em Giruá 100% dos participantes responderam “muito satisfeito” ou “satisfeito” na pesquisa de satisfação e 98% responderam que indicariam a atividade para alguém. “Para 2019, nosso objetivo é manter a realização de uma oficina por mês e aumentar o número participantes, pois as avaliações comprovam o sucesso da iniciativa. Além disso, pretendemos avançar na solução consensual dos litígios de família”, afirmou o diretor regional da Defensoria Pública Regional de Giruá, André Iglésias e Silva Borges.

Situações advindas do divórcio, alienação parental, poder familiar, tipos de guarda e de alimentos e regulamentação de visitas são alguns dos temas comentados durante a oficina. Na atividade, o defensor público também dá exemplos de técnicas e ferramentas que privilegiam o diálogo e a comunicação não violenta.

A Oficina das Famílias é oferecida também em Porto Alegre, Carazinho, Lagoa Vermelha, Vacaria e Passo Fundo. Em Giruá, elas acontecem na Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Giruá (Acigi), que fica na Rua Raul Pillau, s/nº – junto ao Ginásio Municipal de Esportes Elias Saffi.

Pesquisa de satisfação
Qual seu grau de satisfação com a oficina?
Muito satisfeito: 53
Satisfeito: 36
Pouco satisfeito: 0
Insatisfeito: 0

Avalie a oficina segundo estes aspectos:
Apresentação
Muito bom: 65
Bom: 23
Regular: 0
Fraco: 0

Material
Muito bom: 54
Bom: 27
Regular: 0
Fraco: 0

Instrutor
Muito bom: 64
Bom: 28
Regular: 0
Fraco: 0

Espaço
Muito bom: 51
Bom: 30
Regular: 0
Fraco: 0

Duração
Muito bom: 41
Bom: 45
Regular: 5
Fraco: 0

Indicaria a oficina a alguém?
Sim: 50
Não: 1

Você acha que a oficina o ajudou a refletir sobre a forma de agir em relação ao seu ex-parceiro?
Sim: 55
Não: 1

Você acha que a oficina o ajudou a refletir sobre a forma de agir em relação a seus filhos?
Sim: 55
Não: 2

Você gostaria de ser contatado em dois meses para nos dizer se a oficina causou alguma consequência na sua vida, na de seu filho ou na de seu ex?
Sim: 30
Não: 19

 

Texto: Camila Schäfer/Ascom DPERS 

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul