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Defensoria recebe primeiro reconhecimento de excelência em gestão do PGQP

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Defensoria recebe primeiro reconhecimento de excelência em gestão do PGQP - Foto: Nicole Carvalho / Ascom DPERS

Porto Alegre (RS) – O Defensor Público-Geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, recebeu das mãos do Secretário Executivo do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), Luiz Ildebrando Pierry, e do representante do Comitê Setorial GESPÚBLICA do PGQP, Léo Paludo, o certificado que conferiu à Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) o reconhecimento de Gestão Nível 1 – Alta, válido até 2020. A certificação é conferida às instituições públicas que aderem ao modelo de excelência em gestão pública proposto pelo GESPÚBLICA.

“Para nós é uma grande alegria contar com a parceria do reconhecido PGQP, e desejamos aprofundá-la para seguir na caminhada propositiva no sentido de transformar a gestão da nossa Instituição. Sabemos que é um desafio muito grande. Identificamos a necessidade de fazer uma revolução na gestão interna por meio do Projeto de Modernização Institucional (PMI). A partir daí, foi desenvolvido o Planejamento Estratégico 2016-2021. Ao longo da caminhada, despertamos para a necessidade de avaliar, mapear e otimizar nossos processos de trabalho com vistas à produtividade e à eficiência, lançando mão de princípios como racionalização de recursos, aprimorando os fluxos, e liderança. Daí surgiu a parceria com o GESPÚBLICA. Essa parceria é extremamente importante nesse processo de mudança, que é vital para nós”, ressaltou Heerdt.

O representante do Comitê Setorial GESPÚBLICA do PGQP, Léo Paludo, disse estar orgulhoso em ver a Defensoria Pública crescer e visar à excelência na gestão. “Esses passos que foram dados demonstram o nível de maturidade da Instituição, e que o senso da continuidade está embutido no espírito dos gestores da DPE/RS. Considero esta a maior relevância para alcançar os índices de excelência desejados. Existem práticas de gestão maduras e existem práticas em que há oportunidades de melhoria na Defensoria Pública, mas o importante é dar continuidade às práticas já estabelecidas e agregar novas práticas para gerar valor público, que é a missão da Instituição”, enfatizou.

O Secretário Executivo do PGQP, Luiz Ildebrando Pierry, considera de extrema importância o ato realizado. “É um trabalho muito importante na jornada da excelência. Está sendo feito um diagnóstico baseado nos fundamentos da excelência em gestão. A excelência em gestão é a capacidade que a organização tem de perseguir seus propósitos, considerando os ecossistemas com os quais ela está interagindo e o quanto ela consegue aplicar fundamentos na busca pelo desenvolvimento sustentável, focando no atendimento por desempenho, na eficiência, na produtividade e na adaptabilidade. A gente sabe que vocês têm Planejamento Estratégico, visão de futuro, objetivos estratégicos estabelecidos e capital intelectual avançado. Isso significa que aqui há condições de se fazer um trabalho efetivo. As exigências e os desafios que temos nesse momento são de cooperação, colaboração, parcerias e estabelecimento de consensos, prioridades e metas. Quando a gente consegue impregnar na Instituição esse conteúdo, a mudança acaba acontecendo ao natural”, frisou.

Gespública
Visando a implementação de um modelo de excelência em gestão focado em resultados e orientado para o cidadão, em 2017, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) assinou termo de adesão ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPÚBLICA), atualmente um dos Comitês Setoriais do PGQP, que fornece suporte, capacitação e apoio para a melhoria contínua das atividades desenvolvidas pela Instituição.

A certificação
Em 2018, defensores públicos membros da Administração Superior e servidores realizaram workshops de capacitação e autoavaliação da Instituição para verificar o grau de aderência dos processos gerenciais da Instituição em relação ao Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) do GESPÚBLICA. O resultado atingiu 110,64 pontos, superando a meta de 100 pontos. Serão realizadas avaliações periódicas para mensurar as melhorias implementadas a partir dos resultados alcançados.

Presenças
Também participaram do ato de entrega do certificado a responsável pelos Comitês Setoriais do PGQP, Ilana Gomes, os Subdefensores Públicos-Gerais do Estado para Assuntos Institucionais e Administrativos, Liseane Hartmann e Antonio Flávio de Oliveira, respectivamente, o Defensor Público Assessor Jurídico, Rafael Rodrigues da Silva Pinheiro Machado, o Defensor Público membro do Escritório de Gestão Estratégica, Rogério Souza Couto, o Diretor-Geral da Instituição, Viro José Zimmermann, e a Assessora Superior que atua no Escritório de Gestão Estratégica, Andréia Corrêa.


Texto: Nicole Carvalho/Ascom DPERS
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