Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nova sede da Defensoria Pública Regional de Não-Me-Toque é inaugurada

Publicação:

20190227175014ki.png
Nova sede da Defensoria Pública Regional de Não-Me-Toque é inaugurada Foto: Nicole Carvalho / Ascom DPERS

Não-Me-Toque (RS) – O fim de tarde desta segunda-feira, 25 de fevereiro, foi marcado por reconhecimentos e congratulações em razão da inauguração oficial da nova sede da Defensoria Pública Regional de Não-Me-Toque. Autoridades, convidados, defensores e servidores públicos, estagiários e a imprensa prestigiaram a solenidade.

Em sua fala, o defensor público que atua na Defensoria Pública Regional (DPR) de Não-Me-Toque, Mateus Machado Cabreira, relembrou o crescimento da Instituição na cidade. “Em 2013, quando iniciei na Defensoria de Não-Me-Toque, trabalhávamos em uma sala muito pequena no Fórum. Em 2014, passamos a utilizar uma sala três vezes maior. Agradeço ao Poder Judiciário por sensibilizar-se em relação às necessidades da Defensoria. No entanto, havia a necessidade de um espaço próprio. Agradeço a Administração Superior por não medir esforços para que isso fosse possível”, disse. Cabreira ainda enfatizou a importância que a população tem garantido à Instituição. “O número de atendimentos cresce a cada ano. Em 2018 foram mais de 1.400 atendimentos na DPR de Não-Me-Toque. O número crescente revela aumento da confiança em nossa Instituição. Não há nada mais justo para retribuir essa confiança quanto a qualidade do trabalho e proporcionar maior conforto e privacidade a quem procura os serviços da DPE”, ressaltou.

A defensora pública-Geral do Estado em exercício, Liseane Hartmann, evidenciou o desempenho da Administração Superior nos esforços para inaugurar novas sedes. “A Defensoria Pública tem investido na busca de novos espaços fazendo com que a Instituição possua identidade e proporcione ambientes adequados para a garantia do cidadão que não possuia condições de contratar um advogado a busca pela garantia de seus direitos, a orientação jurídica, judicial e extrajudicial, das mais variadas demandas. A inauguração de novas sedes, foram mais de 30 desde o início da gestão (2016), promove o atendimento cada vez mais humanizado e acolhedor aos cidadãos carentes, de modo que nossos assistidos sintam-se à vontade para expor seus problemas. Estamos avançando e trabalhando para a melhoria das condições de atendimento aos assistidos. A DPR de Não-Me-Toque ainda não tem defensor(a) classificado(a), mas o trabalho vem sendo desempenhado pelos competentes defensores públicos (Mateus Machado Cabreira e Daniele da Costa Lima) que aqui fazem o deslocamento e garantem a prestação de serviço qualificado da Instituição”, frisou.

O prefeito municipal de Não-Me-Toque, Pedro Paulo Falcão da Rosa, elogiou o trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública e destacou a relevância do serviço prestado à população carente que atua frente aos desafios sociais, auxiliando, especialmente, à população carente em situação de fragilidade a superior as desigualdades. “Ver um espaço como esse é muito bom, porque quem ganha é a comunidade, que terá condições de ser acolhida, com respeito, como ela merece. Entendemos que a qualidade de vida passa pelo entendimento das necessidades, principalmente das pessoas que não tem facilidade de acesso. A inauguração deste novo espaço representa a expansão da Defensoria e oferece aos seus assistidos um espaço amplo, com acessibilidade e qualidade ao cidadão. Fica o reconhecimento do Poder Público e o desejo de sucesso”, explanou.

A defensora pública presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos (ADPERGS), Juliana Coelho de Lavigne, relembrou o começo de sua trajetória como defensora pública e como a Instituição evoluiu. “Hoje é uma alegria poder dispor de um espaço de acolhimento como a sociedade merece. A Defensoria tem dado passos largos e saúdo à Administração Superior pelos esforços contínuos. Atendemos mais de um milhão de pessoas em 2018. A Defensoria tem uma atividade importante e precisamos estar preparados para abraçar com competência, eficácia e eficiência todas as nossas atribuições previstas na Constituição Federal”, concluiu. 

Presenças

Prestigiaram a cerimônia de inauguração o juiz diretor da Comarca de Não-Me-Toque, Márcio Cesar Sfredo, o diretor da promotoria de justiça de Não-Me-Toque, promotor Leandro Tatsch Bonatto, o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Alberto Bacher, a presidente da subseção municipal da OAB/RS, Silviane Arruda Estery, o comandante da Brigada Militar de Não-Me-Toque, primeiro-tenente Gerson Soares de Oliveira, a secretária municipal de saúde, Márcia de Souza, os vereadores de Não-Me-Toque Charles Moraes, Alberto Maurer, Marina Crestani, Maiquel Silva, Claudio Trentin, Everalndo de Moura e Paulo Rodrigues, a conselheira tutelar Flávia Fritzen, o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Não-Me-Toque, Marcos Petry, diretor jurídico da Stara Indústria de Implementos Agrícolas, Rodrigo Drum, Diretor da Implementos Agrícolas Jan, Ivan Fleck, a Defensora Pública Daniele da Costa Lima, e o diretor da Defensoria Pública, Viro José Zimmermann.

 

Confira mais fotos neste link 

 

Texto: Nicole Carvalho/Ascom DPERS

Defensoria Pública do RS

Assessoria de Comunicação Social

www.defensoria.rs.def.br

Twitter: @_defensoriaRS

Facebook.com/defensoriars

 

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul