Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Inaugurada nova sede da Defensoria Pública Regional de Estância Velha
RSS
A A A
Publicação:

Inaugurada nova sede da Defensoria Pública Regional de Estância Velha

Inaugurada nova sede da Defensoria Pública Regional de Estância Velha
Inaugurada nova sede da Defensoria Pública Regional de Estância Velha - Foto: Nicole Carvalho/Ascom – DPE/RS

Estância Velha (RS) – Ocorreu no dia 5 de abril a solenidade de inauguração oficial da nova sede da Defensoria Pública Regional de Estância Velha, localizada na Avenida Presidente Lucena, 3309. Defensores públicos, servidores, autoridades, convidados e a imprensa prestigiaram a cerimônia.

Em sua fala, a defensora pública diretora regional da Defensoria Pública de Estância Velha, Sabrina Backes de Souza, agradeceu a presença de todos e reforçou a necessidade de um espaço adequado para os assistidos, em razão dos 450 atendimentos mensais realizados pela unidade. “As instalações físicas que hoje são entregues nesta verdadeira casa da sociedade já de início resgatam a cidadania daqueles que mais precisam. A nova sede possui sala de triagem e gabinetes individualizados de atendimento em um ambiente confortável e acolhedor”, destacou. Sabrina também saudou o esforço da atual Administração Superior da instituição que “incansavelmente pensou no melhor resultado, levando em consideração condições físicas, localização e trabalhos junto ao fórum”, bem como elogiou sua equipe de trabalho, composta por uma técnica administrativa e duas estagiárias. “É um orgulho imenso fazer parte deste atendimento. O cidadão está mais forte e amparado”, afirmou.

O defensor público-geral do estado, Cristiano Vieira Heerdt, frisou que a instituição está prestes a completar 25 anos e que os desafios vencidos representam o fortalecimento da Defensoria Pública. “Este é ato de entrega à população. Temos nossas dificuldades, como orçamento, logística, recursos humanos e materiais, mas estamos preocupados com os espaços de acolhimento. A população que nos procura certamente é a população mas vulnerável, tais como cadeirantes, mulheres com filhos no colo, idosos, e essa população precisa de um olhar diferenciado. Com muita responsabilidade estamos conseguindo avançar”, pontuou.

O prefeito municipal em exercício de Estância Velha, Luciano Kreffe, também compartilhou sua alegria ao participar da inauguração. “Essa casa linda vai garantir o direito básico do cidadão, independentemente de raça, cor ou credo. Fico muito feliz de estar hoje aqui”, explanou.

A presidente da Câmara Municipal de Estância Velha, vereadora Veridiana Ferraza Monteiro, em sua fala, falou sobre a missão da Defensoria Pública de zelar pela dignidade das pessoas, propiciar acesso à justiça, o resgate da dignidade das pessoas e conferir voz àqueles que, historicamente, foram alijados de seus direitos. “Com a disponibilização de um espaço maior e mais adequado, a Defensoria Pública será ainda mais forte e aparelhada, promovendo justiça jurídica de excelência àqueles que dela necessitam e, assim, distribuir cidadania àqueles que mais se ressentem. Estância Velha esta de parabéns”, disse.

A juiza diretora do Foro da comarca de Estância Velha, Rebecca Roquetti Fernandes, elogiou o trabalhado desempenhado pela defensora pública Sabrina. “Hoje é momento de alegria, pois a nova sede está inaugurada, que é porta de entrada para nossa cidade. Aqui é o local em que as pessoas começam a ser ouvidas, começam a buscar seus direitos. Estância Velha ganha mais. A cada dia temos uma evolução na nossa cidade. Em nome do Poder Judiciário, o nosso parabéns”, salientou.

O deputado professor Issur Koch, representando a Assembleia Legislativa, também parabenizou a Defensoria Pública pela nova sede. “A Defensoria Pública garante um dos mais básicos direitos da população: a acesso à justiça. Sem justiça não há país ou nação que se desenvolva. A justiça começa no mais carente. Parabenizo a todos os integrantes da Defensoria pela dignidade desse espaço. As comunidades mais carentes precisam se sentir em condições de estar equiparadas a todas partes da sociedade, e espaço com esse é que elas serão bem recebidos, com estrutura bonita, limpa”, finalizou.

A presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS), defensora pública Juliana Coelho de Lavigne, resgatou a história da instituição, as lutas e as conquistas, e destacou que a Defensoria Pública vem crescendo a cada ano. “Mais de um milhão de atendimentos foram realizados pela Defensoria Pública em 2018. Podemos dizer que cerca de 20% da população do Rio Grande do Sul já procurou a nossa instituição. Ao inaugurar essa sede, sabemos que o desafio não é pequeno, mas estamos prontos, preparados e qualificados para prestar o atendimento como a sociedade merece, com espaços adequados como esse. Hoje estamos em festa”, saudou a defensora.

Participantes

Também prestigiaram a solenidade de inauguração da nova sede da Defensoria Pública Regional de Estância Velha a juiza titular da 1° Vara Judicial de Estância Velha, Mariana Costa Gama Nunes de Oliveira, o diretor da Promotoria de Justiça de Estância Velha, promotor Bruno Amorim Carpes, o procurador Eduardo Weirich, o representante da Subseção OAB/Novo Hamburgo, Vinicius Leipnitz da Silva, o subdefensor público-geral para assuntos administrativo, Antonio Flávio de Oliveira, o defensor público corregedor, Gustavo Brunet de Souza, o delegado Clóvis Nei da Silva, o secretário municipal de saúde de Estância Velha, Mauri Martinelli, defensores públicos Simone Gobbo e Rômulo Marques, o comandante da Guarda Municipal de Estância Velha, Paulo Roberto de Oliveira, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Lotário Cevald, o vice-presidente da regional da Associação Comercial e Industrial de Estância Velha, Cláudio Pozza, o diretor-geral, Viro José Zimmermann, e o diretor de Tecnologia da Informação da Defensoria Pública, Léo Faller Becker.

A galeria de fotos pode ser vista clicando aqui.

Texto: Nicole Carvalho/Ascom – DPE/RS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
imprensa@defensoria.rs.def.br
www.defensoria.rs.def.br
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Endereço da página:
Copiar