Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensor Público-Geral recebe visita de consultor do Instituto Innovare

Publicação:

20150807154307capturar.jpg
Premiação ocorrerá em novembro - Foto: Nicole Carvalho / Ascom DPERS

Porto Alegre (RS) – Durante a manhã desta sexta-feira, 7 de agosto, o Defensor Público-Geral do Estado do Rio Grande do Sul, Nilton Leonel Arnecke Maria, recebeu a visita do consultor do Instituto Innovare, Renato Almeida Belloli, e integrantes da prática “Redução, Simplificação e Agilidade de Ações Judiciais na Defensoria Pública do Rio Grande do Sul através da utilização da mediação de conflitos”, que está concorrendo ao prêmio Innovare, Marilene Marodin e Herta Grossi.

A reunião ocorreu após uma verificação e análise de dados e resultados da prática. “Conversamos sobre todas causas que levaram os autores da prática, juntamente com a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, a criação e implementação da prática, bem como todas as causas de sucesso, resultadas alcançados, amadurecimento da prática e como ela vem sendo aplicada. Até mesmo sobre a mudança de cultura que ocorreu na Defensoria Pública, privilegiando a mediação como forma de resolução de conflitos”, afirmou Belloli.

O papel do consultor é verificar se a prática que está concorrendo ao Prêmio Innovare está efetivamente implementada e verificar os resultados, coletando todos os dados e comprovações relacionadas. “Integra as atribuições do consultor a orientação aos autores da prática para que aprimorem seus métodos de controle, verificação e mapeamento dos dados e da performance, para que, não obtendo a premiação nesta edição, no ano seguinte possam concorrer novamente”, avaliou o consultor. Ainda, segundo ele, o Innovare identifica e dissemina as grandes práticas em prol do aprimoramento do judiciário. “Essa prática institucional da Defensoria Pública, juntamente com a Clip Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação, contribuiu muito para soluções dos conflitos sem intervenção do poder judiciário”, declarou.

Para o Defensor Público-Geral, Nilton Leonel Arnecke Maria, o Prêmio Innovare identifica, premia e dissemina práticas inovadoras que contribuem com a modernização da Justiça Brasileira. “A prática de mediação visa ao empoderamento do cidadão para resolver seus próprios conflitos e levar ao Judiciário somente questões de maior complexidade”, destacou.

O Prêmio Innovare recebe inscrições oriundas de todos os estados do Brasil e de todas as instâncias e esferas da justiça brasileira. As inscrições são avaliadas por uma comissão julgadora com base nos seguintes critérios:eficiência, celeridade, qualidade, criatividade, praticidade, ineditismo, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social e abrangência territorial.

As práticas estão sendo verificadas pelos consultores e, ainda neste mês, serão enviadas à Comissão julgadora para análise. A premiação das melhores práticas ocorrerá em novembro.

 

Texto: Nicole Carvalho / Ascom DPERS

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul