Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dirigente do Nudem participa de audiência pública que debateu a reeducação de agressores de mulheres

Publicação:

Dirigente do Nudem participa de audiência pública que debateu a reeducação de agressores de mulheres
Dirigente do Nudem participa de audiência pública que debateu a reeducação de agressores de mulheres - Foto: Camila Schäfer - Ascom DPE/RS
Por Camila Schäfer – Ascom DPE/RS

Porto Alegre (RS) – A dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Nudem – DPE/RS), defensora pública Liliane Braga Luz Oliveira, participou de audiência pública promovida pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa no último dia 27. O evento trouxe para o debate a necessidade de atendimento aos homens que praticaram algum tipo de violência como forma de conscientização e rompimento do ciclo de violência.

A audiência pública foi solicitada pelo deputado Edegar Pretto, que é o coordenador do Comitê Gaúcho do Movimento ElesPorElas, da ONU Mulheres Brasil. Segundo ele, o problema não é a existência de leis para punir os agressores, mas o seu cumprimento. “O homem aprendeu a ser agressor na sociedade machista em que vivemos. Agora precisamos fazer com que aquele que cumpriu pena saia melhor. Está na hora de dar esse passo.”

Segundo Liliane, somente a punição não basta. “Precisamos romper esse ciclo de violência, seja trabalhando as masculinidades tóxicas nas escolas ou pensando em grupos reflexivos para os homens.” A defensora também salientou o apoio da DPE/RS em ações como esta, que primam pelo combate à violência contra a mulher.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul