Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mutirão alusivo ao Dia Internacional da Mulher é realizado em Porto Alegre

Publicação:

20190312123338capturar_lilis.png
Mutirão alusivo ao Dia Internacional da Mulher é realizado em Porto Alegre - Foto: Letícia Costa/ Ascom DPERS

Porto Alegre (RS) – A Defensoria Pública, por meio do serviço itinerante, realizou nestasexta-feira (8) mutirão alusivo ao Dia Internacional da Mulher. As orientações jurídicas foram prestadas na unidade móvel da Instituição que permaneceu durante toda a manhã no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico de Porto Alegre. Com o suporte de servidores e da defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher (NUDEM), Liliane Braga Luz Oliveira, foram realizados 65 atendimentos e distribuídos materiais informativos para a população. Dentre os assuntos abordados nos atendimentos tiveramdestaque dúvidas sobre direitos de mulheres vítimas de violência, solicitação de medicamentos e divórcios.

Também estiveram presentes representantes de movimentos sociais femininos e de ONGs. Foi realizada roda de conversa aberta ao público sobre o Dia Internacional da Mulher e a defensora pública teve espaço de fala. Liliane relembrou a história da data comemorativa e ressaltou a importância da conscientização sobre o assunto“A violência não é só a violência física, ela pode ser psicológica, através de uma dominação do homem sobre a mulher. Pode ser também uma violência patrimonial. Essas questões estão colocadas na Lei Maria da Penha e, por vezes, as mulheres não se dão conta que são vítimas”, enfatizou.

A defensora pública presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos (ADPERGS), Juliana Coelho de Lavigne, também compareceu ao evento. “O Dia da Mulher é um dia para refletirmos o quanto precisamos crescer, nos emponderarmos e termos o reconhecimento da nossa importância como mulher dentro da sociedade”, comentou. A defensora pública ainda destacou o debate entre grupos femininos sobre assuntos de grande relevância e finalizoudizendo que “esse momento em que estamos celebrando e resistindo é de extrema importância para nos fortalecemos dentro de um feminismo”.

Confira a galeria de fotos clicando aqui.

 

 

Texto: Leonardo Bandeira/ Ascom DPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
imprensa@defensoria.rs.def.br
www.defensoria.rs.def.br
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul