Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

No Dia Nacional do Estagiário, Defensoria Pública celebra relação de troca e aprendizado

Publicação:

No Dia Nacional do Estagiário, Defensoria Pública celebra relação de troca e aprendizado
No Dia Nacional do Estagiário, Defensoria Pública celebra relação de troca e aprendizado - Foto: Divulgação - Ascom DPE/RS
Por Leonardo Martins - Ascom DPE/RS

Porto Alegre (RS) – Celebrado em 18 de agosto, o Dia Nacional do Estagiário marca a publicação do Decreto Nº 87.497/82, que regulamentou o estágio no país, em 1982. Atualmente, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) conta com mais de 870 estagiários, o que representa grande parcela da força de trabalho da instituição e parte vital para o funcionamento e crescimento da DPE/RS.

Implementado recentemente, o novo modelo de seleção de estagiários trouxe benefícios para o processo de admissão da Defensoria Pública, entre eles, maior transparência, igualdade de oportunidades entre os candidatos, simplificação na confecção dos editais gerada pelo processo digital e redução da rotatividade.

De acordo com a coordenadora da Unidade de Supervisão de Estágios, Arlete Monteiro, existem diversos pontos positivos nesta relação de troca que os estagiários têm com a Defensoria Pública. “Os estudantes que atuam na Defensoria possuem grande representatividade e merecem todo nosso respeito, reconhecimento e valorização, já que auxiliam no fortalecimento dos vínculos e na superação de fragilidades. Essa troca diária de conhecimentos não só gera oportunidade de aprendizado e crescimento para todos os envolvidos, como também permite que o estagiário possa elevar a qualidade de suas ações. Sabemos que o estágio tem um viés transformador na vida dos estudantes, mas para isso é necessário dedicação por parte dos jovens, vontade de aprender e uma certa dose de curiosidade que oportunize o aprendizado”, aponta.

A coordenadora também destacou o papel que o supervisor desempenha na formação e crescimento profissional dos estudantes. “Os supervisores têm por objetivo impactar positivamente na formação dos estagiários e esperar que esse impacto possa gerar benefícios para toda a sociedade. Nessa perspectiva, a Defensoria torna-se um ambiente riquíssimo por oportunizar a vivência da profissão antes da formatura”, defende Arlete.

Um olhar como estagiário

A experiência de Fabrícia Carvalho Brasil, ex-estagiária da Defensoria Pública na área de Ciências Jurídicas, é um exemplo de como o aprendizado adquirido no estágio enriquece a vida profissional futura. “Valeu muito a pena, obtive um amplo ensinamento. Não só vi, como aprendi na prática a desempenhar minha função. Agora formada, eu não tenho medo do que está por vir, pois, aprendi como o trabalho deve ser realizado. Amadureci profissionalmente e como pessoa e o que ganhei em aprendizado não há dinheiro que pague. Agradeço muito a oportunidade que tive de trabalhar na Defensoria Pública.”, relata.

A Defensoria Pública do Estado parabeniza e agradece a todos os estagiários por sua dedicação diária. Sem sua participação, certamente nossos resultados não seriam tão expressivos.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul