Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ouvidoria recebe alunas de Psicologia da Ufrgs para discutir relações étnico-raciais

Publicação:

alunas psico ufrgs
Alunas Psico UFRGS - Foto: Divulgação
Por Nicole Carvalho - ASCOM DPE/RS

Porto Alegre (RS) – No dia 29 de novembro, a coordenadora da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública, Simone Cruz, recepcionou 11 alunas do segundo semestre da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) para roda de conversa sobre relações étnico-raciais presentes na instituição. A ação foi proposta pela aluna Marina Dal Magro, monitora da disciplina de Relações Étnico-Raciais e Psicologia do curso de Psicologia da UFRGS. A visita ocorreu no Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) e a roda de conversa no auditório da Câmara de Mediação da Defensoria Pública.

Conforme relatou a estudante monitora, os estudantes foram divididos em grupos para visitar locais em Porto Alegre. Além da Defensoria, também ocorreram visitas no CRAS Leste, no Hospital Conceição e em um dos CAPS da Capital. Após as visitas, os alunos discutiram o que foi percebido em cada um dos locais e fizeram interlocução entre a teoria e a atuação prática da Psicologia dentro do contexto étnico-racial.

Durante a roda de conversa, as servidoras da instituição Simone Cruz e a também psicóloga Letícia Souza Mello, falaram sobre os eventos promovidos pela instituição que abordaram a temática do racismo: "Direitos Humanos e Inclusão Social", realizado em abril, e "Direitos Humanos e o Combate ao Racismo", realizado em novembro, bem como foram discutidas as percepções de atendimentos que envolvem estas questões e o funcionamento da instituição. As alunas também receberam a cartilha confeccionada pela Defensoria sobre o combate ao racismo.

Para ambas as servidoras, a atividade foi exemplar, pois entendem que a aproximação das estudantes com experiências práticas é fundamental para o processo de formação a fim de que as futuras profissionais sejam capazes de pensar criticamente sobre o contexto que a sociedade está inserida e promover a conscientização dos Direitos Humanos, das relações raciais e, consequentemente, a redução das desigualdades sociais.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul