Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Inauguração oficial da Defensoria Pública de Igrejinha ocorreu no dia 8 de novembro

Publicação:

20171110170726inauguracaoigrejinha.jpg
Inauguração oficial da Defensoria Pública de Igrejinha ocorreu no dia 8 de novembro - Foto: Nicole Carvalho / Ascom DPERS

Igrejinha (RS) – Foi celebrada nesta quinta-feira, 8 de novembro, a inauguração oficial da sede da Defensoria Pública de Igrejinha, com a presença de Defensores Públicos, autoridades e convidados. O Defensor Público-Geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, saudou a participação de todos na solenidade e ressaltou a importância da inauguração tendo em vista o cenário de crise no País. “Esse ato não é somente solene, tem um simbolismo forte, que representa a expansão da Defensoria Pública. Lutamos contra a exclusão e as desigualdades sociais. Hoje o país vive em crise e a maior reforma que precisa ser feita é ética. E essa reforma passa pelas instituições públicas, que precisam assumir esse protagonismo. A Defensoria tem essa responsabilidade. Precisamos sempre qualificar o atendimento à população. Se tínhamos uma sede modesta, dentro das nossas possibilidades, hoje temos uma sede mais acessível. É o nosso legado à comunidade. E queremos executar essa função de forma responsável. Nós temos o desafio de trabalhar cada vez mais a atuação extrajudicial para diminuir a judicialização”, avaliou. Heerdt ainda fez menção ao número de atendimentos realizados pela Instituição que só cresce, em contrapartida, o número de ações ajuizadas que reduzem, deixando claro a atuação e solução extrajudicial dos conflitos. “Pretendo, em 2018, investir nessa atuação para traçarmos estratégias e ampliarmos as ações exitosas no Estado, como as da Defensoria Pública de Gravataí e de Santa Maria, na área da saúde. Espero que consigamos responder à comunidade com muita ação”, frisou.

O Defensor Público Diretor Regional da Defensoria Pública de Igrejinha, Sergio Nodari Monteiro, agradeceu o apoio dos Defensores Públicos da Administração Superior em proporcionar a inauguração e falou aos presentes que esse é um momento de extrema felicidade, mas ressaltou a responsabilidade no crescimento da Instituição. “Todo o crescimento da Defensoria Pública, além de alívio, é motivo de preocupação. Implica numa maior responsabilidade da Instituição com seus assistidos. Agora esperamos devolver a confiança que nos foi depositada por eles. Hoje a Defensoria passa a acumular um bom patrimônio, que é fruto do respeito que dispensa aos seuss assistidos”, destacou.

A Presidente da Associação dos Defensores Públicos, Defensora Pública Juliana Coelho de Lavigne, apontou os benefícios da Defensoria Pública à comunidade. “Nós preconizamos a igualdade, que todos tenham direito à vida digna, e o trabalho não para de crescer. A Defensoria, como órgão e agente de transformação, continua mantendo papel imprescindível no Estado Democrático de Direito. O conceito de vulnerabilidade faz com que a nossa atuação não seja somente focada no hipossuficiente financeiro, mas acolhemos a vulnerabilidade nas demais esferas. E esse é um papel da Defensoria de extrema relevância. A Defensoria atua não só na esfera judicial, mas busca cada vez mais a esfera extrajudicial. Ver um espaço como esse sendo inaugurado é muito bom porque quem ganha sempre é a comunidade. O nosso assistido tem condições de ser acolhido com respeito, como ele merece. É uma satisfação imensa”, afirmou.

O representante da Prefeitura Municipal, Secretário Municipal da Administração, Leandro Horlle, disse estar muito feliz com a nova sede e as condições dignas de atendimento à população. “Toda melhora de atendimento ao cidadão é bem vinda e necesária porque entendemos que a qualidade de vida passa pelo atendimento das necessidades, principalmente das pessoas que não têm facilidade de acesso. Nesse ponto, a Defensoria Pública é fundamental”, pontuou.

Na ocasião, houve ato de descerramento da placa inaugural da sede, entregue pela ADPERGS.

Presenças

Presitigaram a cerimônia de inauguração a Juíza Diretora do Foro, Graziela Casaril Tonial, o Presidente da Câmara Municipal de Igrejinha, Vereador Carlos Rivelino Harloh, o Assessor da Subdefensoria Pública-Geral do Estado para Assuntos Institucionais, Defensor Público Saulo Brum Leal Junior, a Assessora da Subdefensoria Pública-Geral do Estado para Assuntos Administrativos, Defensora Pública Adriana Munhoz de Quadros, o representante da Chefia da Polícia Civil, Delegado Ivanir Caliari, a Presidente da Subseção Municipal da OAB-RS, Karine Martini, e o Diretor-Geral da Defensoria Pública, Viro José Zimmermann.

A galeria de fotos pode ser vista clicando aqui.

 

Texto: Nicole Carvalho / ASCOM-DPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul