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Defensoria Pública do Rio Grande do Sul

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ouvidoria@defensoria.rs.def.br

Acesso à justiça é um direito de todos

A Defensoria Pública existe para garantir este direito. Além disso, presta orientação jurídica, promove os direitos humanos e defende, em todos os graus, judicial e extrajudicialmente, os direitos individuais coletivos, de forma integral e gratuita, dos necessitados.

Em 2011, foi criada a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), para receber sugestões da população e melhorar cada vez mais a atuação da instituição.

O que é a Ouvidoria?

A Ouvidoria é um lugar onde pessoas e grupos podem apresentar sugestões, reclamações e pedidos sobre os serviços da Defensoria Pública, para promover e ampliar o acesso à justiça à população.

O que faz a Ouvidoria?

  • Esclarece dúvidas sobre os serviços prestados pela DPE/RS;
  • Recebe sugestões para melhoria da qualidade dos serviços prestados pela DPE/RS;
  • Encaminha reclamações sobre o atendimento de defensores, servidores ou estagiários;
  • Atende denúncias de irregularidades ou ilegalidades praticadas na Defensoria Pública ou por seus agentes;
  • Estabelece parcerias para concretização de direitos coletivos;
  • Amplia o diálogo com movimentos sociais, grupos e organizações da sociedade civil.

Quem pode procurar a Ouvidoria?

  • Todas as pessoas que estejam sendo ou queiram ser atendidas pela DPE/RS. Este atendimento pode ser por meio de orientação sobre direitos, ações judiciais em andamento e procura por agendamento.
  • Grupos e organizações da sociedade que queiram estabelecer diálogo, parcerias e defesa de interesses coletivos.

Equipe

Ouvidor-Geral

Daniel Vargas de Farias

Coordenadora

Simone Cruz

Servidor

Israel Bresola Júnior

Estagiárias

Marina Hermann Camargo

Shayenne Rothermel
Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul