Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria de Lagoa Vermelha apresenta o projeto Oficina das Famílias à comunidade

Publicação:

20180206154446oficina_lagoa_vermelha_01.png
Oficina das Famílias da Defensoria de Lagoa Vermelha acontece no próximo dia 2 de março - Foto: Sandrine Knopp/AscomDPERS

Lagoa Vermelha (RS) – A pacificação das relações familiares e a compreensão entre os pais sobre a necessidade do convívio saudável junto aos filhos diante da ruptura do vínculo conjugal são alguns dos temas a serem apresentados durante a palestra de apresentação do projeto “Oficina das Famílias”, promovida pela Defensoria Pública de Lagoa Vermelha no próximo dia 2 de março, às 8h30, no Campus UPF/Lagoa Vermelha – Rua Protásio Alves, 50, Bairro Alto Pedregal. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade lagoense.

O projeto “Oficina das Famílias” é uma metodologia de resolução de conflitos extrajudicialmente do âmbito do Direito de Família, cuja Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, por meio de seus Agentes, utiliza-se de técnicas autocompositivas a fim de em demonstrar a pais e filhos que a separação é do casal e não da família. A oficina objetiva promover a autonomia, o protagonismo e o empoderamento social das famílias.

Conforme a Defensora Pública Daniela Bonatto Covatti, responsável por realizar as oficinas em Lagoa Vermelha, a Defensoria vai adotar, em breve, como política, a Oficina das Famílias buscando reduzir o ingresso de ações judiciais, dar mais celeridade às demandas dos assistidos e proporcionar o fortalecimento de vínculos familiares, além de, ao mesmo tempo, se possível, incentivar a conciliação.

O Defensor Público Paulo César Martins Pinto acrescenta que com o estabelecimento da Oficina das Famílias, a Defensoria Pública quer estimular a convivência familiar e orientar os pais a contribuir com o crescimento afetivo dos filhos, diminuindo qualquer possibilidade de maior desgaste, além dos que já são inerentes a uma separação conjugal.

Segundo Daniela e Paulo, a palestra com a facilitadora e Defensora Pública Patrícia Pithan Pagnussatt Fan, vai apresentar como funcionará as oficinas e sua capacidade de restabelecer o diálogo e a harmonia familiar. “Esperamos ajudar os pais a superarem a ruptura do vínculo conjugal em casos como disputa da guarda dos filhos, regulamentação de visitas, pensão alimentícia, entre outros”, comentam.

São esperados para a atividade representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, conselheiros tutelares, servidores públicos municipais, agentes comunitários, professores, estudantes e assistentes sociais de Lagoa Vermelha, além de estagiários e servidores da Defensoria, Judiciário e Ministério Público.

Palestra

De acordo com a Coordenadora do Centro de Referência em Mediação e Conciliação da Defensoria Pública, Patrícia Pithan Pagnussatt Fan, a palestra vai expor as formas e as características do novo jeito de atender à população pela Defensoria Pública do Rio Grande Sul na área do Direito de Família, agora extensivo à comunidade de Lagoa Vermelha.

“A oficina alia educação em direitos e o incentivo a cultura de paz nas famílias com o uso dos institutos da mediação e da conciliação extrajudicial. Com a utilização de ferramentas que privilegiam o diálogo, repassaremos conteúdos informativos sobre comunicação não violenta, alienação parental, poder familiar e tipos de guarda”, adianta Patrícia.

Serviço:
O quê? Oficina das Famílias da Defensoria Pública de Lagoa Vermelha
Quando? 2 de março (sexta-feira), das 8h30 às 12h30
Onde? Campus UPF/Lagoa Vermelha – Rua Protásio Alves, 50, Bairro Alto Pedregal (Lagoa Vermelha)
Para quem? Aberto ao público em geral

 

Texto: Vinicius Flores/AscomDPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul