Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Vila Dique recebe mutirão de orientação jurídica da Defensoria Pública

Publicação:

20180806141106dique_mutirao.jpg
Vila Dique recebe mutirão de orientação jurídica da Defensoria Pública - Foto: Victória Netto / Ascom DPERS

Porto Alegre (RS) – Na terça-feira (31), os moradores da Vila Dique, na Zona Norte da Capital, receberam orientação jurídica em mutirão realizado pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS). Por meio do projeto Defensoria Itinerante, mais de 45 pessoas foram atendidas na comunidade e esclareceram dúvidas com Defensora Pública, servidores e estagiários que participaram da ação. O mutirão, realizado nas proximidades da Associação de Moradores, também contou com a unidade móvel da DPE/RS, que serviu de base para os atendimentos.

Questões relacionadas ao Direito das Famílias, Direito do Consumidor e medicamentos foram algumas das áreas mais procuradas pelos cidadãos. Além dos atendimentos e encaminhamentos, a Defensoria Pública também distribuiu materiais informativos, como o Álbum de Figurinhas da DPE, lançado em julho de 2018, que é voltado à educação em direitos de pais e filhos. “Nós vamos plantando sementinhas, porque a criança chega sem medo, pega o Álbum de Figurinhas, mostra para os pais, e aí eles sentem confiança para vir conversar conosco e buscar atendimento”, salientou a Coordenadora do Projeto Defensoria Itinerante, Defensora Pública Isabel Rodrigues Wexel.

Isabel também destacou a importância da aproximação com os moradores que, muitas vezes, têm dificuldade de se deslocar até a sede da Defensoria Pública. “A Vila Dique é uma comunidade que nós atendemos há muito tempo, e é importante eles também reconhecerem o Poder Público como uma forma amiga, ver que há instituições interessadas em dar algum suporte. Sem dúvidas, voltaremos aqui e iremos também a outras comunidades, porque se conseguirmos fazer a diferença na vida de uma ou duas pessoas, toda a ação já valeu a pena.”

No próximo dia 06 de setembro, agentes da Defensoria Pública vão retornar à Vila Dique para dar seguimento aos encaminhamentos iniciados no mutirão. Na ocasião, os moradores atendidos receberam informações sobre as documentações necessárias para que a DPE/RS possa ingressar com pedidos de alimentos, medicamentos e outras demandas dos assistidos.

Para ver mais fotos da ação, clique aqui.

Texto: Victória Netto/AscomDPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul