Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mutirão de orientação jurídica na Vila Dique contempla 46 moradores

Publicação:

20180911191023mutirao_vila_dique.jpeg
Mutirão de orientação jurídica na Vila Dique contempla 46 moradores - Foto: Divulgação DPE/RS

Porto Alegre (RS) – Na última quinta-feira (06), 46 moradores da Vila Dique receberam orientação jurídica durante ação da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), realizada nas proximidades da Associação de Moradores da comunidade, na Zona Norte de Porto Alegre. O mutirão, executado pelo projeto Defensoria Itinerante, contou com a unidade móvel da instituição e com a atuação de Defensora Pública, servidores e estagiários. Na ocasião, três moradores entregaram documentação completa para ajuizamento de ação, um desdobramento de outro mutirão realizado no final de julho na comunidade, em que os participantes receberam orientações para que, no último dia 06, pudessem dar seguimento a suas demandas.

Para a Defensora Pública Coordenadora da Defensoria Itinerante, Isabel Rodrigues Wexel, esse tipo de ação é importante porque muitos moradores não conseguem se deslocar até a sede da DPE/RS. “A Vila Dique é uma comunidade que nós atendemos há muito tempo, e é importante eles também reconhecerem o Poder Público como um parceiro e perceberem que há instituições interessadas em dar suporte e estar ao lado deles”, afirmou. Questões relacionadas ao Direito das Famílias, ao Direito do Consumidor e medicamentos levaram a maioria das pessoas até o mutirão.

Assistidos da Defensoria Pública no âmbito da Defesa Agrária e Moradia, os moradores da Vila Dique – ocupação cercada pelas obras de ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho –, já estão familiarizados com a atuação da DPE/RS no local. Em maio e em julho de 2018, respectivamente, a Defensoria Pública já havia realizado uma palestra sobre bullying na Escola Municipal Migrantes e realizado a entrega do Álbum de Figurinhas da DPE, uma cartilha voltada à educação em direitos de pais e filhos.

 

Texto: Victória Netto/Ascom DPERS
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul