Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Eucaliptos deteriorados oferecem risco a moradores da Ocupação Campo Grande e DPE faz visita ao local

Publicação:

20181002134602ocupacao_campo_grande_alt.jpg
Eucaliptos deteriorados oferecem risco a moradores da Ocupação Campo Grande e DPE faz visita ao local - Foto: Victória Netto / Ascom DPERS

Porto Alegre (RS) – A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), mediante atuação da Dirigente do Núcleo de Defesa Agrária e Moradia (Nudeam), Defensora Pública Isabel Rodrigues Wexel, realizou visita à Ocupação Campo Grande na última sexta-feira (28) para atualização sobre a retirada de nove eucaliptos que oferecem risco aos moradores da comunidade. As árvores, que estão envelhecidas e secas em razão do tempo, ameaçam tombar sobre as residências.

De acordo com Isabel, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente já foi acionada, em março de 2018, com um pedido para que os eucaliptos deteriorados fossem removidos. “A visita foi realizada com o intuito de verificar a situação atual das árvores. Constatamos que, no estado em que estão, elas são perigosas para as famílias que moram no local, então vamos reiterar o pedido”, afirmou. Ainda segundo a Defensora Pública, assim que os eucaliptos forem retirados, novas mudas da mesma espécie serão plantadas na área, questão que já está acordada com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Desde 2014, há 50 famílias morando na comunidade, que conta com a assistência jurídica da Defensoria Pública no âmbito de Defesa Agrária e Moradia. Conforme Isabel, há a sinalização da possibilidade de regularizar a área, que pertence ao Departamento Municipal de Habitação (Demhab), por meio de um acordo com a Procuradoria do Município a partir de um requerimento administrativo.

Para ver mais fotos da visita, clique aqui.


Texto: Victória Netto/Ascom DPERS
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul