Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Itinerante realizou mutirão de orientação jurídica na Lomba do Pinheiro

Publicação:

20181016090717lomba_do_pinheiro.jpg
Defensoria Itinerante realizou mutirão de orientação jurídica na Lomba do Pinheiro - Foto: Victória Netto / Ascom DPERS

Porto Alegre (RS) – Com o objetivo de estender a atuação da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) e promover a educação em direitos da população residente em zonas mais afastadas do centro de Porto Alegre, o Projeto Defensoria Itinerante realizou, na sexta-feira (05), um mutirão de orientação jurídica e ajuizamento de ações no bairro Lomba do Pinheiro, na zona leste da capital. A ação, que teve o apoio da unidade móvel de DPE/RS para a realização dos atendimentos e distribuição de materiais informativos, ocorreu no Serviço de Convivência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Lomba do Pinheiro. O mutirão contou com a atuação da Defensora Pública Coordenadora da Defensoria Itinerante, Isabel Rodrigues Wexel, e de servidores(as) da Instituição.

Na ocasião, os moradores da Lomba do Pinheiro buscaram informações sobre os seus direitos e esclareceram dúvidas sobre direito das famílias, Lei Maria da Penha, moradia, saúde e medicamentos. Dos 20 atendimentos realizados, 12 já tiveram encaminhamentos, com reagendamento para o dia 14 de novembro, data em que a Defensoria Itinerante vai voltar ao bairro para dar continuidade às demandas da população – como o ajuizamento de ações de família, saúde e violência doméstica.

Segundo a Defensora Pública Isabel, a ação cumpriu com o objetivo. “Além de termos alcançado um número esperado de moradores, a maioria das assistências prestadas já tem desdobramento, com datas pré-agendadas para novos atendimentos no próximo mês”, destacou. Ainda de acordo com Isabel, os mutirões são fundamentais porque aproximam a Defensoria Pública dos assistidos, divulgando o trabalho realizado pela Instituição e viabilizando o acesso de pessoas radicadas em locais distantes da sede aos serviços prestados pela DPE.

Para ver mais fotos do mutirão, clique aqui.


Texto: Victória Netto/Ascom DPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul