Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

DPE/RS conquista a absolvição de assistido acusado de tentativa de homicídio em São Leopoldo

Publicação:

20181212173419sao_leopoldo_acusados_tentativa_de_homicidio_prancheta_1.png
DPE/RS conquista a absolvição de assistido acusado de tentativa de homicídio em São Leopoldo - Foto: Divulgação Ascom/DPERS

São Leopoldo (RS) – G.S.G., 30 anos, foi absolvido em um julgamento realizado na terça-feira (4), no foro de São Leopoldo, no Vale dos Sinos, mediante a atuação da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS). O réu foi acusado de tentativa de homicídio triplamente qualificado, além de formação de quadrilha armada. Segundo a acusação, G.S.G. teria sido mandante de uma tentativa de assassinato contra um homem de 47 anos em março de 2011, supostamente informante da polícia, que teria contribuído para a investigação de crimes como homicídios e tráfico de drogas praticados na região da Cohab Feitoria, em São Leopoldo. Na época, o réu estava recolhido no sistema prisional.

De acordo com o defensor público Lisandro Luís Wottrich, que atuou no caso, a vítima do atentado afirmava ter recebido uma carta com uma ameaça “por ser X9 da polícia”, mas nunca chegou a apresentar o documento. “Para absolver o réu, o júri levou em conta a absoluta falta de provas, já que a acusação se escorava unicamente na palavra da vítima”, explicou.

Segundo o defensor público, G.S.G. esteve preso por, pelo menos, quatro anos em decorrência dessa acusação. Considerado um dos líderes da facção Manos, o réu chegou a responder a 14 processos de homicídio. Wottrich já atuou em quatro defesas do réu, obtendo absolvições em três delas. “Em quase todos, ele é acusado de ser mandante de dentro do presídio, inclusive de dentro da Penitenciária de Alta Segurança em Charqueadas, a Pasc, onde esteve a maior parte do tempo”, afirmou.

Para o defensor público, a DPE/RS se mostra permanentemente atuante na busca por evitar quaisquer formas de injustiça. “Trata-se da terceira absolvição de G.S.G. em quatro júris, e contribuir para isso, por meio da atuação em defesa, simboliza que o esforço em buscar maior conhecimento e preparo está sendo recompensado.”


Texto: Victória Netto/Ascom DPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul