Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Servidoras da DPE/RS recebem premiação no Rio de Janeiro

Publicação:

20181214095002rjpremio.jpg
Servidoras da DPE/RS recebem premiação no Rio de Janeiro - Foto: Jaqueline Banai

Rio de Janeiro (RJ) – Nos dias 6 e 7 de dezembro, as servidoras da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul Cristina Schwarz (psicóloga) e Thaís Dalla Rosa (assistente social) estiveram no Rio de Janeiro para receber a premiação no Concurso de Práticas Exitosas de Atuação Estratégica na Área da Saúde Mental. O trabalho, desenvolvido em conjunto com os defensores Marta Beatriz Tedesco Zanchi e Marcelo Dadalt, foi intitulado “Registro civil de pessoas em sofrimento psíquico e situação de rua: uma experiência interdisciplinar” e tratou sobre a atuação interdisciplinar em demandas de ajuizamento e extrajudiciais relativas a registro civil de pessoas com histórico de situação de rua e sofrimento psíquico grave.

O concurso integrou a programação do 1º Seminário Nacional de Defensores(as) Públicos(as) e Equipes Técnicas em Atuação na Área da Saúde Mental, promovido pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPE/RJ) e as práticas foram expostas em mesas temáticas. No primeiro dia de seminário foi apresentado um documentário com a experiência exitosa da desinstitucionalização de pessoas submetidas a internações de longa permanência em hospitais psiquiátricos. A partir do material, seguiu-se o debate com especialistas da área jurídica, política e da saúde.

Já no dia 7, Cristina representou os autores do trabalho na mesa sobre saúde mental e população em situação de rua, mediada por Vânia Rosa, do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR). A partir da apresentação, debateu-se com o público as dificuldades, impasses e possibilidades de atuação na defesa e no cuidado das pessoas em situação de rua que apresentam sofrimento psíquico. Participaram do evento defensores públicos de diversos Estados, além de servidores da área psicossocial das Defensorias, trabalhadores da rede de políticas públicas e integrantes de movimentos sociais.

 

Texto: Camila Schäfer/Ascom DPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul