Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Diálogo na educação em direitos é tema da dissertação de mestrado de Defensor Público

Publicação:

20190123103903dissertacao_juliano_viali.jpg
Diálogo na educação em direitos é tema da dissertação de mestrado de Defensor Público - Foto: Nicole Carvalho / Ascom DPERS

Porto Alegre (RS) – O diretor regional da Defensoria Pública da Flores da Cunha, defensor público Juliano Viali dos Santos, realizou visita ao Gabinete do Defensor Público-Geral do Estado do Rio Grande do Sul, Cristiano Vieira Heerdt, na sexta-feira (11), para entregar um exemplar de sua dissertação de mestrado, intitulada “O Diálogo na Educação em Direitos”, para a Defensoria Pública. A pesquisa teve como objetivo principal investigar as contribuições do diálogo no processo da educação em direitos com base nas projeções duplas de caráter regulatórias e emancipatórias do Direito.

Segundo Juliano, a motivação do estudo surgiu com a percepção de que a atuação da Defensoria Pública possibilita o empoderamento das camadas sociais mais vulneráveis, que, por não conhecerem seus direitos, permanecem excluídas. A pesquisa demonstrou que a educação em direitos é significativa na formação do educando, ampliando as possibilidades de reconfiguração e compreensão da realidade em que vive dentro do contexto social e histórico regido por normas do Direito.

De acordo com o defensor, desenvolver a pesquisa foi importante para iniciar um aprofundamento teórico na educação em direitos, aliado à perspectiva de hermenêutica filosófica do pensador alemão Hans-Georg Gadamer, que concilia a importância do outro na formação humana. “A educação em direitos, com o diálogo baseado nesse pensamento do filósofo, viabiliza uma formação permeada de modificações significativas de estar e agir no mundo, este cada vez mais jurídico nas suas relações”, explicou o defensor.

A dissertação entregue pode ser acessada no repositório eletrônico da Universidade de Caxias do Sul (UCS), instituição na qual a pesquisa foi realizada.

 


Texto: Victória Netto/Ascom DPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
www.defensoria.rs.def.br
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul