Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Pública recebe direção do Cremers para apresentar trabalhos da Câmara de Conciliação

Publicação:

Encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (12)
Encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (12) - Foto: Ísis Falcão - Ascom DPE/RS
Por Felipe Daroit - Ascom DPE/RS

Porto Alegre (RS) - Representantes do Conselho Médico do Rio Grande do Sul (Cremers) realizaram uma visita institucional, na manhã desta terça-feira (12), à Defensoria Pública do Estado para conhecer mais sobre o trabalho de Câmara de Conciliação. Eles foram recebidos pelo Defensor Público-Geral do Estado, Antonio Flávio de Oliveira, pelo defensor público chefe de gabinete, Enir Madruga de Ávila, e pela defensora pública coordenadora da Câmara de Conciliação, Ana Carolina Sampaio Pinheiro de Castro Zacher.

O vice-presidente do Conselho, Eduardo Trindade, o coordenador da Ouvidoria do Cremers, Rafael Broetto, e a advogada Daniella Meirelles conversaram com os defensores públicos sobre as atividades realizadas na Câmara e visitaram o local, localizado na Rua Siqueira Campos, 731, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Além de discutir parcerias entre a Defensoria e a entidade, o Cremers estuda criar sua própria Câmara de Conciliação para atender demandas que envolvam a classe médica.

Câmara de Conciliação

Na Defensoria Pública, a Câmara de Conciliação atua na esfera extrajudicial, ou seja, antes ou independentemente de processo judicial. Trata-se de um meio alternativo de resolução dos conflitos. Todos os tipos de dívidas podem ser objeto de conciliação: dívidas com lojas, bancos, financeiras, funerárias, cemitérios, supermercados, salões de beleza, aluguéis, condomínios e, até mesmo, dívidas com familiares.

Durante a conciliação, as partes têm liberdade para estabelecer os termos do acordo. É possível propor parcelamento, abatimento ou desconto, prazo ou carência, troca (permuta) por mão de obra ou serviço, bem como qualquer outra opção que seja considerada satisfatória por quem está conciliando.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul