Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mesmo com atendimentos presenciais suspensos, Defensoria Pública auxilia mais de 5,3 mil pessoas em uma semana

Publicação:

Mesmo com atendimentos presenciais suspensos, Defensoria Pública auxilia mais de 5,3 mil pessoas em uma semana
Mesmo com atendimentos presenciais suspensos, Defensoria Pública auxilia mais de 5,3 mil pessoas em uma semana - Foto: Sandrine Monte Knopp – Ascom DPE/RS
Por Camila Schäfer - Ascom DPE/RS

Porto Alegre (RS) – Mesmo com os atendimentos presenciais suspensos até o dia 30 de abril, para evitar a disseminação do novo coronavírus, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) segue auxiliando a população gaúcha no acesso à justiça e aos seus direitos básicos. Entre os dias 18 e 25 de março, mais de 5,3 mil atendimentos foram realizados, seja por telefone, e-mail, whatsapp ou presencialmente (via agendamento telefônico prévio).

Entre os assuntos mais procurados nestes atendimentos, a área de Direito das Famílias corresponde à maior parte, com 960 atendimentos. Na sequência estão medicamentos, com 847; tratamento médico/internações, com 307; penal (cidadãos que ainda não têm condenação), com 261; e execução penal (cidadãos que já têm condenação) com 87.

Dos 5,3 mil atendimentos, Porto Alegre corresponde à maior parte: 743. Somente no Alô Defensoria, serviço de call center que atende a população da capital, no período de 18 a 24 de março foram 712 atendimentos registrados. Destes, 64% foram resolvidos pelos próprios atendentes e 36% foram transferidos para as áreas competentes, a fim de fornecerem mais detalhes ou prosseguimento do assunto tratado. A cidade de Santa Maria vem em segundo lugar, com 284 atendimentos; Caxias do Sul teve 271; Canoas corresponde a 270 atendimentos e Novo Hamburgo a 262.

Na semana de 18 a 25 de março, foram realizados 7.880 peticionamentos, sendo 372 iniciais, 270 recursos e 6.936 manifestações. Entre os assuntos com maior número de peticionamentos estão medicamentos, com 885; pensão alimentícia, com 833; direito penal, com 664; direito civil, com 437; e guarda, com 307.

A Defensoria Pública suspendeu os atendimentos presenciais e está atendendo a população apenas por telefone, das 12h às 18h. Alguns casos urgentes, como aqueles com risco à vida, à saúde ou à liberdade ou que possam implicar o perecimento de direito, desde que agendados por telefone, estão sendo atendidos presencialmente. A medida seguirá valendo até o dia 30 de abril. Os telefones das sedes da Defensoria Pública, para agendamento e solução de dúvidas, podem ser conferidos neste link.

 

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul