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Pesquisas mostram que população segue confiando nos serviços prestados pela Defensoria Pública do Estado do RS

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Pesquisas mostram que população segue confiando nos serviços prestados pela Defensoria Pública do Estado do RS
Pesquisas mostram que população segue confiando nos serviços prestados pela Defensoria Pública do Estado do RS - Foto: Divulgação - Ascom DPE/RS
Por Camila Schäfer – Ascom DPE/RS

Porto Alegre - Entre os meses de agosto e setembro de 2019, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) mensurou a percepção da sociedade gaúcha acerca da sua atuação e o nível de satisfação das pessoas atendidas pela instituição, por meio de duas pesquisas: a 2ª Pesquisa de Opinião Pública e a 1ª Pesquisa de Satisfação dos Usuários da DPE/RS. No dia 29 de novembro, os resultados de ambas foram divulgados pelo defensor público-geral do estado, Cristiano Vieira Heerdt, em café da manhã promovido para a imprensa. Os dados mostraram que a população segue confiando nos serviços da Defensoria Pública e está satisfeita com sua atuação, mas que ainda cabem melhorias. As pesquisas vão permitir a identificação dessas melhorias, qualificando ainda mais o atendimento prestado e a comunicação da instituição com a sociedade gaúcha.

2ª Pesquisa de Opinião Pública
A primeira edição da pesquisa foi realizada em 2016, com 2.268 pessoas, e os dados daquele ano foram comparados aos de 2019, que se basearam em entrevistas com 3.063 pessoas. O levantamento foi quantitativo, com amostragem representativa da população, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contemplando todas as microrregiões do Rio Grande do Sul, em 76 municípios, selecionados por método estatístico pela empresa contratada. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 1,78%.

O perfil dos entrevistados se dividiu em: 54,4% homens e 45,6% mulheres; 46% com renda de até três salários e 54% com renda acima de três salários mínimos; 18% com ensino fundamental completo, 52% com ensino médio completo ou incompleto e 30% com ensino superior incompleto ou mais.

De acordo com o levantamento, 73,5% dos entrevistados já ouviram falar da Defensoria Pública. Em 2016, a porcentagem foi de 80,7%. No entanto, neste ano o nível de conhecimento aumentou, com 73,6% dos entrevistados indicando que conhecem pouco ou muito a DPE/RS, enquanto que em 2016 o percentual foi de 65,1%.

A pesquisa mostrou também que a autonomia da Defensoria Pública ainda é pouco conhecida entre os gaúchos. Entre aqueles que não sabiam ou não responderam sobre a subordinação da instituição, o percentual chegou a 38,3%. Apenas 2,7% dos entrevistados responderam que ela é uma instituição autônoma. Outros acreditam que ela é subordinada ao Governo do Estado (20,5%), Ministério Público (17,1%), Tribunal de Justiça (9,7%), Defensoria Pública da União (8,3%) ou Procuradoria-Geral do Estado (3,4%).

Apesar do pouco conhecimento sobre a subordinação, os entrevistados mostraram que sabem o que a Defensoria Pública faz. Apenas 2,7% deles não souberam responder à pergunta. Outros 95,7% afirmaram que a DPE/RS “auxilia/defende os cidadãos de baixa renda” ou “auxilia/defende os cidadãos”. Seguindo a tendência de 2016, entre as áreas de trabalho da Defensoria mais citadas estão direitos humanos (66,8%), família (57,8%), criminal (53,6%), criança e adolescente (52,2%) e violência doméstica contra a mulher (51,4%). Já na pergunta “quem pode ser atendido pela DPE/RS?”, 57,7% dos entrevistados responderam “qualquer cidadão” e 39,8% citaram “cidadãos de baixa renda”. Apenas 0,4% responderam que não sabiam.

O conhecimento sobre a Defensoria Itinerante, que realiza mutirões de atendimento, também aumentou. Em 2016, 21,5% dos entrevistados disseram que conheciam a ação e, neste ano, o número subiu para 29,4%. Por fim, a imagem da Defensoria Pública perante a sociedade gaúcha continua sendo mais positiva que negativa (60,4%), com queda na percepção de imagem negativa (7,9%). A instituição também permanece sendo a de maior confiança entre aquelas que integram o sistema de justiça. No ranking, a Defensoria Pública aparece com um percentual de 46,9%, acima do Ministério Público (46,3%), Tribunal de Justiça (45,1%) e Defensoria Pública da União (37,1%).

Confira o relatório completo neste link.

1ª Pesquisa de Satisfação dos Usuários da DPE/RS
Também quantitativa, a primeira pesquisa que mediu a satisfação dos usuários da instituição foi feita com base em entrevistas telefônicas com 707 pessoas que utilizaram os serviços da Defensoria Pública nos meses de abril, maio, junho e julho, em 60 municípios, atingindo todas as microrregiões do estado, com base em uma amostragem aleatória simples. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3,68%.

O perfil dos entrevistados se dividiu em: 55,4% mulheres e 44,6% homens; 44,7% com renda de até um salário mínimo, 40% com renda de um a dois salários; e 15,3% com renda acima de dois salários; 51,4% com escolaridade até o ensino fundamental completo e 48,6% com ensino médio incompleto ou mais.

A grande maioria dos usuários dos serviços da Defensoria Pública (53,1%) afirmou que soube que a DPE/RS poderia ajudar por meio de amigos e familiares. Os demais se dividiram entre outros (12%), a própria Defensoria Pública (9,3%), área da saúde (8,3%), não se recordam (5,6%), Fórum (4,1%), internet (4,1%) e TV (3,5%).

As instalações físicas da instituição foram avaliadas como ótimas ou boas por 90,9% dos usuários e o tratamento recebido por estagiários, servidores e defensores públicos também ficou com boa nota, alcançando 91,8% entre ótimo e bom. Das pessoas atendidas, 82,6% se consideraram satisfeitas ou muito satisfeitas com o atendimento e apenas 6,4% se disseram insatisfeitas ou muito insatisfeitas. O mesmo se reflete no nível de confiança dos usuários com os serviços da Defensoria Pública: 94,2% dos entrevistados responderam que confiam e apenas 5,8% disseram que não confiam em seus serviços.

Por outro lado, o item “satisfação com o tempo de espera no atendimento presencial” não teve a mesma média de respostas positivas. Apesar de ter sido considerado ótimo ou bom por 78,5% dos entrevistados, outros 15% responderam como “regular”, 4,9% responderam como “ruim” e 1,6% não souberam avaliar.

Por fim, a satisfação geral com os serviços da DPE/RS ficou alta, com 83% de respostas “satisfeito” ou “muito satisfeito” e apenas 7,4% de “insatisfeito” e “muito insatisfeito”. Outros 6,6% responderam “nem satisfeito, nem insatisfeito” e 3% não souberam ou não responderam.

Confira o relatório completo neste link.

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