Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Pessoas presas em Sant'Ana do Livramento recebem doações de itens arrecadados pela Defensoria Pública e Unipampa

Publicação:

doações Santana Livramento ok
Doações à Penitenciária Estadual de Santana do Livramento - Foto: Reprodução
Por Nicole Borges de Carvalho - Ascom DPE/RS

Santana do Livramento (RS) – A população carcerária da Penitenciária Estadual de Santana do Livramento recebeu, na manhã desta quinta-feira, (29), doações de produtos de higiene (creme dental, sabonete, absorvente higiênico, aparelhos de barba descartáveis, xampu, escovas de dente), roupas, calçados, toalhas, travesseiros, colchonetes e roupas de cama. A iniciativa foi realizada em conjunto pela Defensoria Pública Regional de Sant'Ana do Livramento e pelo Grupo de Pesquisa em Democracia, Justiça e Violência da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). As doações, recebidas entre 19 e 23 de outubro na Defensoria, foram embaladas e entregues cumprindo todos os protocolos sanitários de higiene.

O defensor público e coorganizador da ação, Carlos Marcondes, explicou que, com a pandemia de Covid-19, as visitas aos presos do estabelecimento prisional cessaram por sete meses e houve piora nas condições econômicas das famílias, acarretando maiores necessidades dentro do cárcere.

“Se a pandemia piorou a situação das pessoas fora do cárcere, dentro dele, com mais razão, os últimos meses agravaram os desafios. Sobretudo numa cidade binacional, em que há pessoas presas provenientes de regiões mais distantes do Uruguay, Argentina e até Paraguay, a necessidade de itens de higiene pessoal e roupas é uma realidade. Assim, em parceria entre a Defensoria e a Unipampa (Grupo de Pesquisa em Democracia, Justiça e Violência), surgiu a ideia de fazer uma campanha para dar visibilidade a esta demanda, sensibilizando a sociedade local. Recebemos as doações ao longo de uma semana e o resultado até nos surpreendeu muito positivamente. A própria existência de uma campanha ‘pouco convencional’, quando se pensa em doações, foi interessante por ter nos dado a oportunidade de conversar com as pessoas sobre o tema, falar sobre a realidade do cárcere e trazer reflexões a pessoas que talvez desconhecessem esse cenário”, avaliou Marcondes.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul