Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nova sede da Defensoria Pública Regional de Rosário do Sul é inaugurada oficialmente

Publicação:

Rosário do Sul (RS) – Na tarde do dia 18 de julho, ocorreu a solenidade de inauguração oficial da nova sede da Defensoria Pública Regional de Rosário do Sul, localizada na rua Independência, nº 2.398, bairro Centro. Autoridades locais, defensores públicos
Nova sede da Defensoria Pública Regional de Rosário do Sul é inaugurada oficialmente - Foto: Nicole Carvalho - Ascom DPE/RS
Por Nicole Carvalho - Ascom DPE/RS

Rosário do Sul (RS) – Na tarde do dia 18 de julho, ocorreu a solenidade de inauguração oficial da nova sede da Defensoria Pública Regional de Rosário do Sul, localizada na rua Independência, nº 2.398, bairro Centro. Autoridades locais, defensores públicos, servidores, convidados e a imprensa prestigiaram a cerimônia. Confira a galeria de fotos clicando aqui.

A defensora pública diretora regional da Defensoria Pública Regional de Rosário do Sul, Carla Cristiane Ribeiro Cassol, em sua fala, destacou as características da nova sede, como ambiente amplo e climatizado, gabinetes privativos e acessibilidade e apresentou um balanço do número de atendimentos realizados. “O novo ambiente proporciona mais conforto, acolhimento e dignidade às pessoas, em um tempo em que reforça-se a autonomia da Defensoria junto aos demais órgãos do Sistema de Justiça. A isso, teço um agradecimento à Administração Superior, que não mediu esforços para que o sonho da nova sede fosse possível”, disse. Durante 7 de janeiro a 7 de julho (últimos seis meses), foram contabilizados 2.595 atendimentos na DPE Rosário do Sul (mais de 21 atendimentos por dia), houve a produção de 2.676 peças processuais e pegos em carga 3.392 processos. “Agora, bem instalados e com novas condições de trabalho, estamos aptos a receber mais um colega (defensor público) em Rosário do Sul. A Defensoria está sempre de portas abertas e primando sempre pela resolução de conflitos”, concluiu. Carla também saudou sua equipe de trabalho pelo empenho, dedicação e responsabilidade pelas quais imprimem em suas funções.

O defensor público-geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, prestigiou a cerimônia e evidenciou a entrega da sede à comunidade mesmo diante da crise econômica no estado. “Inauguramos uma sede sem luxo, sem sofisticação, mas com aconchego, acolhimento e acessibilidade. Não obstante a crise que afeta o estado, envidamos todos os esforços, com planejamento, seriedade e responsabilidade, no sentido de concretizar esse sonho. Desde o início da gestão, inauguramos mais de 30 unidades. Sedes dignas, voltadas ao acolhimento humanizado do atendimento, de forma que o defensor e o servidor possam ter privacidade na prestação do serviço”, apontou.

O presidente da Câmara Municipal de Rosário do Sul, vereador Elisandro Paz Piruca, parabenizou a Defensoria Pública pelo novo espaço. “Em nome do Legislativo municipal, desejamos sucesso em todos os seus objetivos. A comunidade que precisa ser assistida e que não conseguimos dar suporte, chega até vocês e vocês prestam acolhimento e resolvem seus problemas. Fica aqui o nosso reconhecimento. Votos de felicidade”, saudou.

“É a sede da Defensoria que faz com que a população veja que a instituição não faz parte do Poder Judiciário, fazemos parte do sistema de justiça. A sede possibilita atendimento digno para o assistido, com privacidade. Quem ganha é a comunidade. A Defensoria é uma instituição imprescindível dentro do Estado Democrático de Direito como forma de acesso à justiça àquele que não tem condições de custear as despesas de um advogado e que se encontra em situação de vulnerabilidade”, frisou a presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos (ADPERGS), defensora pública Juliana Coelho de Lavigne

Presenças
Também prestigiaram a solenidade a procuradora-geral do município de Rosário do Sul, Juliana Ferreira Leal, o diretor da Promotoria de Justiça de Rosário do Sul, Lucas Oliveira Machado, o defensor corregedor Felipe Facin Lavarda, o subdefensor público-geral do estado para assuntos administrativos, Antonio Flávio de Oliveira, a representante da Procuradoria-Geral do Estado, Rose Raphaelli Manfroi, o presidente da subseção OAB/Rosário do Sul, Cesar Augusto Prevedello, o defensor público com atuação por acumulação em Rosário do Sul, Felipe Pizzaro Drummond, vereadores do município de Rosário do Sul, Álvaro Gonçalves, Maria Eugênia, Rogério Ustra e Glei Pacheco, escrivãs titulares dos cartórios judiciais da comarca de Rosário do Sul, Geneci Aparecida Quines e Carla Pinto Andreazza, o oficial registrador de imóveis de Rosário do Sul, Nilton Claudio Cheron, o oficial do registro civil das pessoas naturais, Rogério Pereira Figueiredo, o chefe de gabinete do deputado federal Nereu Crispin, Valdir Rodrigues, o representante do mandato do deputado estadual Valdeci Oliveira, José Zaltron, o coordenador da Segurança Institucional da Defensoria Pública, coronel Gilson Ribas Cajal, o administrador do Presídio Estadual de Rosário do Sul, Edgar Luís Rodrigues, e representantes do Conselho Tutelar de Rosário do Sul Amanda Pacheco da Silveira e Isequiel Vieira.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul