Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensores públicos oriundos do V Concurso concluem programa de acolhimento

Publicação:

Defensores públicos oriundos do V Concurso concluem programa de acolhimento
Defensores públicos oriundos do V Concurso concluem programa de acolhimento - Foto: Leonardo Martins - Ascom DPE/RS
Por Leonardo Martins - Ascom DPE/RS

Porto Alegre (RS) – No dia 14 de fevereiro, os defensores públicos oriundos do V Concurso concluíram o Programa de Acolhimento e Formação de Novas Defensoras e Defensores Públicos. O programa iniciou no dia 27 de janeiro e teve três semanas de duração. Durante o curso, os novos defensores e defensoras receberam orientações sobre o funcionamento de todos os setores e núcleos de Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), bem como treinamento para exercer suas funções nas comarcas que lhes foram designadas.

No decorrer das três semanas do Programa de Acolhimento, foram realizadas diversas atividades para que os novos membros adquirissem experiência na atuação como defensor público. No dia 31 de janeiro, acompanhados do defensor público dirigente do Núcleo de Defesa em Execução Penal (Nudep), Alexandre Brandão Rodrigues, realizaram atendimento na Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos (Pear). No dia 11 de fevereiro, junto ao defensor público dirigente do Núcleo de Defesa Criminal (Nudecrim), Andre Esteves de Andrade, acompanharam julgamento na 3ª Vara do Júri, localizada no Foro Central, em Porto Alegre.

Ainda no Foro Central, no dia 12 de fevereiro os defensores públicos participaram de audiências e realizaram atendimentos nas áreas de família, crime e infância e juventude. No dia 13 de fevereiro, os atendimentos foram realizados na Unidade Central de Atendimento e Ajuizamento (Ucaa), localizada no prédio-sede da Defensoria Pública.

No encerramento da capacitação, o defensor público-geral do estado, Cristiano Vieira Heerdt, acompanhado da ex-defensora pública-geral do estado, Maria de Fátima Záchia Paludo, deu as boas-vindas e orientações acerca da instituição e do exercício da função de defensor público. “Nunca descuidem do respeito. O principal capital político da Defensoria Pública é o atendimento do cidadão. Não há outra instituição que se notabiliza tanto neste quesito do que a Defensoria. Essa empatia que vocês devem desenvolver com o assistido tem um resultado transformador”, declarou Heerdt.

Para conferir as fotos, clique aqui.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul