Assembleia Legislativa realiza Grande Expediente em homenagem aos 30 anos da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul
Publicação:

A Assembleia Legislativa do Estado realizou um Grande Expediente Especial em homenagem aos 30 anos da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul. A sessão ocorreu na tarde desta terça-feira (1º) e foi proposta pela Mesa Diretora. Os trabalhos foram conduzidos pela deputada Nadine e pelo presidente do Parlamento, deputado Pepe Vargas.
Os 30 anos da instituição foram celebrados em 2024, mas, em razão das enchentes, o Grande Expediente foi marcado para 2025.
Estiveram presentes o defensor público-geral, Nilton Arnecke Maria; a subdefensora pública-geral para Assuntos Institucionais, Sílvia de Brum; o subdefensor público-geral para Assuntos Jurídicos, Jaderson Paluchowski; a subdefensora pública-geral para Assuntos Administrativos, Aline Lovatto; a chefe de gabinete, Fabiane Lontra; o corregedor-geral, Marcelo Turela; dirigentes de núcleos; corregedores-assessores; defensores-assessores; a presidente da Associação das Defensoras e Defensores do RS, Maína Pech, além do ouvidor-geral e de servidores da instituição.
Também compuseram a mesa principal o presidente do Tribunal de Justiça, o procurador-geral de Justiça, o presidente do Tribunal de Contas e o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
Ao longo do Grande Expediente, parlamentares usaram a tribuna para destacar a importância do trabalho da Defensoria Pública, especialmente no período da enchente que atingiu o Rio Grande do Sul no ano passado. Eles frisaram a necessidade de uma Defensoria cada vez mais fortalecida e presente na vida dos gaúchos, pelo seu papel fundamental de promover justiça àqueles que mais precisam.
Criada em 1994, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) comemorou 30 anos em 2024. Desde 2022, a instituição está presente em todas as comarcas do Rio Grande do Sul e realiza, em média, cerca de 2,5 milhões de atendimentos por ano.
Veja todas as fotos clicando aqui.