Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Aula inaugural do "Projeto Tatame Azul" promove prática esportiva para crianças e adolescentes com TEA

Publicação:

A imagem mostra as crianças participantes da iniciativa.
A atividade ocorreu na sede do Grêmio Sete de Setembro. - Foto: Rafael Luz - ASCOM DPE/RS
Por Rafael Luz - ASCOM DPE/RS

Foi realizada, na manhã de terça-feira (4), a aula inaugural do projeto “Tatame Azul”, realizado pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), por meio do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NUDECA). A atividade contou também com a parceria do Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Sul, que cedeu as instalações do Grêmio Sete de Setembro para a realização da aula.

A dirigente do NUDECA, Paula Simões Dutra de Oliveira, exaltou a iniciativa:

“É com muita alegria que o Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da Defensoria Pública celebra a aula inaugural do Projeto Tatame Azul. Essa iniciativa representa mais do que a prática do jiu-jítsu — ela simboliza inclusão, respeito e oportunidade”, afirmou.

Com o objetivo de promover a inclusão e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e reconhecendo os desafios significativos de inclusão e regulação emocional enfrentados por esses jovens, a iniciativa prevê a prática esportiva para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que sejam atendidos pela instituição, seja por meio da Unidade Central de Atendimento e Ajuizamento, seja por meio do Projeto IDEA, que realiza atendimentos nas unidades de acolhimento institucional.

As modalidades escolhidas foram o jiu-jitsu e o judô, esportes com caráter disciplinar, lúdico e físico, sendo ferramentas eficazes para a promoção do desenvolvimento motor, social e da autonomia dos praticantes. As aulas são conduzidas por professores voluntários, especializados no ensino das modalidades e com experiência em inclusão social e ensino adaptado, e as turmas, divididas por faixa etária e autonomia, conforme a necessidade de cada aluno.

As camisetas do projeto foram produzidas pela oficina do Centro de Convivência e Profissionalização da FASE.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul