Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Com auxílio da DPE/RS, familiares de João Alberto fecham acordo de indenização com o Carrefour

Publicação:

A intermediação foi feita pela Câmara de Conciliação da DPE/RS
A intermediação foi feita pela Câmara de Conciliação da DPE/RS - Foto: Thiago Oliveira - Ascom DPE/RS
Por Felipe Daroit - Ascom DPE/RS

Porto Alegre (RS) – Com auxílio da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, a viúva de João Alberto Freitas, homem negro morto por seguranças do Carrefour, em uma unidade do hipermercado em Porto Alegre, firmou acordo de indenização na última quinta-feira (27). A intermediação foi feita pela Câmara de Conciliação da DPE/RS, através da defensora pública e coordenadora, Ana Carolina Sampaio Pinheiro de Castro Zacher. A assinatura ocorreu na sede da Câmara de Conciliação. Além da viúva, a DPE/RS também intermediou outros acordos com familiares da vítima, nos últimos meses.

No 19 de maio, o caso completou meio ano. Atualmente, seis pessoas respondem pelo fato na esfera criminal.

Em novembro do ano passado, logo após o episódio, a Defensoria Pública ingressou com uma ação coletiva contra a rede Carrefour e o Grupo Vector Segurança Patrimonial pela morte de João Alberto Silveira Freitas. Nos meses seguintes, paralelo a isso, através da Câmara, a instituição passou a atuar nas negociações entre o Carrefour e os familiares acerca dos danos individuais.

“Apesar da situação lamentável que gerou os acordos firmados, a Câmara de Conciliação se vê muito satisfeita com o dever cumprido, pois alcançamos, após muita conversa, um resultado que se mostrou adequado a ambas as partes interessadas. No quadro que tínhamos à frente, pensar em uma ação judicial seria muito insatisfatório, principalmente aos familiares de João Alberto, pelo desgaste emocional de anos que essa demanda geraria, pela exposição da intimidade e outras consequências indesejadas. Cabe ressaltar que o Carrefour demonstrou, desde o início, enorme vontade de compensar o dano causado, ciente da grave situação vivenciada pelos familiares de João Alberto e participou das negociações de forma muito cordial e cooperativa”, destacou a defensora pública.

Câmara de Conciliação:

A Câmara de Conciliação da Defensoria Pública do Estado do RS tem o objetivo de buscar o entendimento pacífico e satisfatório para todas as partes envolvidas em um conflito. Ela atua na esfera extrajudicial, ou seja, antes ou independentemente de processo judicial.

Para saber mais sobre a Câmara, clique aqui.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul