Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Conflitos entre índios e agricultores são temas de reunião em Brasília

Publicação:

20140717150538luiz_gustavo_leme.jpg
. - Foto: Luiz Gustavo Leme

Brasília (DF) - Os conflitos agrários entre índios do Norte do Rio Grande do Sul e agricultores daquela região,  foram discutidos no Ministério da Justiça na última terça -feira (15). A Dirigente do Núcleo de Defesa Agrária e Moradia (Nudeam), Defensora Pública Adriana Schefer do Nascimento, participou da reunião com o Ministro José Eduardo Cardozo como Ouvidora Agrária Estadual, a convite do Ministério, para debaterem alternativas e atuações nesses casos.

De acordo com a Adriana, o objetivo desse primeiro encontro foi discutir de que forma serão tratados esses conflitos. "Há 60 áreas que estão sendo reivindicadas ou consideradas indígenas no Estado, sendo que 12 delas são as mais conflituosas e merecem mais atenção", justificou. Para ela, essa demanda terá continuidade com o intuito de analisar cada situação e buscar soluções mais imediatas. Em vista disso, outra reunião deve ocorrer com a participação da Ouvidora no final desse mês.

Sananduva

Em julho do ano passado, a Defensoria Pública participou de comitiva da Casa Civil enviada ao município de Sananduva para mediar os confrontos entre indígenas e agricultores familiares. Na época, a Instituição ofereceu orientações jurídicas referentes às ações ajuizadas após um grupo de índios Kaingang, ter invadido uma propriedade rural, reivindicando uma área de 1,9 mil hectares no município e em Cacique Doble. Os produtores cercaram as propriedades e mesmo com as tentativas de acordos, houve confronto, ocasionando feridos. 

Texto: Caroline Tatsch

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul