Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Pública alerta para a importância de se vacinar mesmo durante a pandemia

Publicação:

vacinação ok
DPE/RS alerta para a importância de se vacinar mesmo durante a pandemia - Foto: Eduarda Rogério de Araújo - Ascom DPE/RS
Por Nicole Borges de Carvalho - Ascom DPE/RS

Porto Alegre (RS) – Dia 17 de outubro é o Dia Nacional da Vacinação, data criada pelo Ministério da Saúde para enfatizar a importância da vacina no controle de doenças e na prevenção de epidemias. A Defensoria Pública alerta sobre a essencialidade, mesmo durante a pandemia, de manter adolescentes, adultos, gestantes, idosos e, especialmente, crianças imunizadas e com as vacinas em dia.

De acordo com o defensor público dirigente do Núcleo de Defesa da Saúde, Aldo Neri de Vargas Junior, durante uma pandemia é ainda mais importante se vacinar contra doenças e vírus, como a gripe, para evitar uma sobrecarga no sistema hospitalar e não ficar suscetível a outras doenças. O defensor frisou que essa é a recomendação das principais instituições mundiais de saúde e deve ser feita seguindo os protocolos de segurança, de distanciamento social e de higiene. “Vacinação é prevenção e é a melhor forma de evitar o contágio e disseminação de doenças que podem ter graves consequências. Embora clichê, o adágio popular é sábio, pois prevenir é melhor que remediar”, pontuou o defensor.

O medo de contaminação por Covid-19 nos postos de saúde não deve ser motivo para atrasar a vacinação, principalmente de crianças. A defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca), Andreia Paz Rodrigues, afirma que o índice de vacinação das crianças reduziu durante a pandemia e pode ser preocupante, tendo em vista que doenças já erradicadas no Brasil podem voltar, como é o caso do sarampo, que apresentou milhares de casos segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Enquanto o mundo espera pela vacina contra a Covid-19, muitas crianças e adolescentes deixaram de ser vacinados contra doenças comuns. A Defensoria Pública, em virtude de sua missão constitucional, institucional e social, que abrange a defesa dos grupos vulneráveis e a educação em direitos, entende como importantíssimo alertar os pais e/ou responsáveis para a necessidade de vacinarem os(as) filhos(as) mesmo durante o período de pandemia, prevenindo doenças e evitando riscos desnecessários à vida das crianças e adolescentes”, destacou a defensora.

Calendário de Vacinação

O Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente, para os recém-nascidos até a terceira idade, 19 vacinas que protegem contra mais de 40 doenças. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o não comparecimento de crianças aos postos e clínicas de vacinação para atualização da caderneta de vacinação pode impactar nas coberturas vacinais e colocar a saúde de todos em risco.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul